segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Marx e o materialismo histórico.

http://fabiopestanaramos.blogspot.com/2011/04/marx-e-o-materialismo-historico.html

Algumas informações introdutórias mas cruciais para a compreensão de MARX

comentem.

63 comentários:

  1. Rápido apanhado de um contexto que se mostra válido teoricamente, justamente pelas suas críticas, até agora.

    O importante, no texto, sobre estas críticas, é que expõe o uso dos 'aparelhos de estado', pelas instituições (meios de comunicação, editoras, escolas, igreja, ...), como uma manutenção da "ideologia, utilizada pelos capitalistas para controlar as massas, [que] poderia ser definida como idéias que influenciam comportamentos".

    Assim, reflete a extrema importância das escolas e universidade, como fonte de um pensamento crítico, fugindo dessa concepção ideológica dominante, pois "compreender a sociedade capitalista, incluindo o estudo do sistema educacional, seria essencial para construir uma sociedade mais justa".

    Assim, corroboraria o valor excepcional de ser 'professor', entretanto, é válido a pergunta, porque há uma desvalorização condicionada desta profissão?

    Notório perceber as influências em Marx, nascendo em Hegel, conversando com Feuerbach, discutindo com Smith e David Ricardo e todos juntos comendo carne de sol, baião de dois e suco de cajú, em pleno sábado a tarde, na praia, curtindo o pôr do sol!!! rs

    Além do que o autor do texto, ainda lembra Rousseau, pela concepção que se faz na origem da propriedade (Discurso sobre a origem das desigualdades), a Engels pela sua parceria nas obras de Marx e a More pela literatura de uma sociedade perfeita (Utopia).

    Com tudo isso, Marx consegue elaborar fundamentos críticos que levaram países à revolução que precederia ao socialismo real, entretanto, sem grandes êxitos.

    Com toda sua composição, "o materialismo histórico mostrou sua utilidade, é pena que o próprio Marx não tenha conseguido utilizá-lo adequadamente como instrumental".

    E agora, José?!? Sua vez de responder ...

    David Barroso :: Filosofia :: UECE

    ResponderExcluir
  2. O Capitalismo teve uma melhor explicação em Marx e este foi influenciado por vários ilustres pensadores anteriores a ele, como Hegel, Freuerbach, Adam Smith e Ricardo.Ou seja, estes grandes pensadores se aprofundaram em vários assuntos, como exemplo: Hegel foi um grande filósofo, já Ricardo e Smith estudaram sobre economia e política, mas Marx uniu todos estes conceitos para tentar entender o Capitalismo e até hoje sua explicação sobre este tema foi a melhor, tanto que as Universidades ao redor do mundo estudam o seu livro fenomenal O Capital, pois explica o Capitalismo nos seus mínimos detalhes.

    Foi de Marx onde a palavra proletariado ganhou força, mas não foi ele quem a inventou. Marx trata o Capitalismo como um modelo econômico de contrastes, pois há a luta de classes uma classe dominante e a outra dominada. Mas na nossa sociedade que é bastante capistalista, esta ideia é difundida por vários meios,como nas TVs, na educação, na política, enfim para alienar as pessoas fazendo-as com que aceitem esta concepção e que não haja manifestação delas contra a dominação capitalista. Mas mesmo com tantos meios a favor deste modelo, as Universidades estão abrindo as mentes de seus alunos para conscientizá-los sobre os grandes efeitos colaterais do Sistema Capitalista.

    Jéssica Torres-Serviço Social/Bach Noturno 2º semestre

    ResponderExcluir
  3. Uma boa definição do que significa as idéias Marxistas,sobretudo no que diz respeito às formas de conquista de uma sociedade comunista.Porém o que podemos notar é que nos países que ocorreram tentativas de se estabelecer o socialismo o poder sempre leva vantagem sobre o a tão sonhada sociedade igualitária,tornando o que deveria ser de todos uma ditadura.Maria Ozilene de Oliveira Queiroz - Serviço Social - UECE - noite.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O capitalismo foi o maior objeto de estudo de Marx,socialista alemão que criticou intensamente o modo de produção burguês em que visa somente o lucro e se beneficia das contradições sócio-economicas.No entanto para Karl Marx o capitalismo seria somente um acontecimento transitório,já que o proletariado,classe que vende sua mão de obra ao sistema econômico burguês, tomaria consciência sobre as condições sociais e fariam uma revolução devido ao amadurecimento das contradições entre burguesia e proletariado.

    Marx sofreu influências de vários pensadores ,inclusive com idéias antagônicas como,por exemplo:Hegel e Feuerbach.Foi influenciado também por Adam Smith e Ricardo.E muitos de seus conceitos outros pensadores já haviam publicado.A grande diferença é que Marx os englobam,unindo-os para uma definição mais completa do que seria o capitalismo e quais as suas conseguências.

    Para Karl Marx,quando houvesse a tomada de consciência por parte da classe dominada sobre as contradições sociais que o capitalismo produzia haveria uma revolução para a introdução de uma sociedade igualiaria sem propriedade privada e sem desigualdades sociais.Sendo chamado por seus opositores não como socialismo cientifico e sim como utópico,pois uma sociedade inteiramente igualitária é impossível devido à vários fatores,inclusive à natureza humana.
    Como já vimos,as nações que tentaram introduzir o socialismo cientifico jamais conseguiram chegar ao estágio comunista,pois as ditaturas socialistas apenas substituem os lideres anteriores.

    Portanto,karlx Marx foi um dos pensadores que mais soube unir conceitos sobre o capitalismo e definiu o que deveria ser feito para que a sociedade chegasse a um estagio de igualdade social.No entanto,com as experiências de introdução do socialismo cientifico nas nações ficou visivelmente nítido que uma sociedade inteiramente igualitária é impossível,pois sempre haverá divisões sociais e sempre os interesses dos que possuem mais capital serão acatados.


    Raiziane Castro-Serviço Social(Noturno/2º Semestre)-UECE.

    ResponderExcluir
  6. Marx buscou mostrar como o capitalismo não era o meio de produção final da sociedade, mas apenas passageiro diante de uma nova classe social que construiria sua própria história. Essa classe tem como bem mais importante sua mão de obra.
    Porem, para tal fato acontecer, o homem precisaria entender criticamente o mundo ao seu redor, ser verdadeiramente quem faz seu destino. De início perceber o sistema de controle vigente, nas instituições, religião, arte, moral..., na própria cultura, seria essencial.Para depois, então, romper com esse controle (que o manipula, aliena) através de uma revolução, a qual trará a divisão justa dos bens materiais.
    Influenciado por pensadores como Hegel, Ludwig, entre outros e orientado por Engels, Marx construiu o socialismo cientifico, o qual alguns também consideraram utópico.Um dos motivos para isso está na própria natureza humana( é inviável existir uma sociedade sem desigualdades econômicas).
    Olhando o Homem como um ser unidimensional, Marx defendia que as questões materiais determinam o comportamento humano, manipulam a relação social.No sentido histórico materialista, a vida humana tem como base(essência) a natureza material antes a qualquer realidade espiritual ou intelectual.

    Gerlane-Serviço Social Noturno-2º Semestre

    ResponderExcluir
  7. Marx criticava a sociedade capitalista, pois era um modo de escravidãoque a classe dominante detentora do poder e do capital para com o proletariado que so tinha a vender sua mão-de-obra.Para eleo capistlismo era uma ponte para o socialismo que seria innevitável.
    Elly Ângela Ferreira Magalhães
    UECE - Serviço Social - Noturno- 2º Semestre

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvida, Karl Marx, implantou a semente do desejo de igualdade, de um mundo onde não houvesse classes sociais, não houvesse a propriedade privada que é a raíz onde se origina as mais severas contradições, antagonismos e exploração da raça humana no mundo. O pensamento de Marx é muito atual, pois o capitalismo faz com as pessoas deixem de viver, de trabalhar á seu gosto, fazendo o que gosta, para trabalhar no que a burguesia lhe oferecer, é assim ou o trabalhador fica fora do mercado de trabalho. O sonho de Marx, em ver o capitalismo substituido pelo comunismo e, todos possam viver harmônicamente parece um SONHO longe, muito longe de se tornar realidade, pois as pessoas que detem o poder, mesmo sendo contrárias ao governo vigente, mudam radicalmente, pois com o controle nas maõs elas esquecem toda sua ideologia, assim aconteceu nas sociedades onde foi implantado o socialismo.

    ANDRÉA MENEZES DA SILVA-SERVIÇO SOCIAL- 2° SEMESTRE-NOITE-UECE.

    ResponderExcluir
  9. O texto nos faz entender melhor as ideias de Marx com sua teoria marxista,o pensamento dialetico,a critica ao capitalismo .Na visão de Marx,havia aquels que possuiam o capital produtivo que era a classe exploradora e do outro lado os assalariados que eram os explorados.Para ele os trabalhadores deviam se unir para acabar com os istema capitalista que seria o responsável pelas diferenças socias.
    Recebeu influência de vários pensadores como Hegel,Feuerbach,Adam Smith e David Ricardo,mas tentando sempre superar as ideias desses pensadores.A dialética de Hegel era idealista,ou seja admite a ideia.Já para Freubach a dialética é materialista ,em que a existência material determinaria o comportamento social.Segundo,Marx a dialética é pensamento e realidade.Portanto,atualmente sua ideias continuam validos para a sociedade.
    LUIZA FERRER SOLANO FEITOSA SOUSA SERVIÇO SOCIAL- 2 SEMESTRE NOTURNO

    ResponderExcluir
  10. Marx foi um cara que viveu intensamente as transformações plularizadas da sua época. Há quem diga que sua missão terráquea soou quase que como profética. Para alguns se Freud explica, Marx também explica...
    Apesar de seus escritos datarem do século retrasado, contraditoriamente, percebemos o quanto são atuais e recorrentes alguns de seus questionamentos. Durante o texto Dr. Fábio Pestana apresenta de forma simplificada algumas de suas idéias, tais como:


    - As mudanças sociais estariam ligadas ao desenvolvimento da economia,

    - Os detentores do capital Manipulam os proletariados, para assim poder lucrar mais,

    - A Ideologia utilizadas pelos capitalistas poderiam influenciar no comportamento (Idéias presentes nas instituições como maneira de ocultar as relações antagônicas entre proletariado e burguesia),

    - A mais valia, artifício usado pelo capitalista para explorar o trabalhador e assim obter mais lucros

    Durante a leitura o autor cita alguns pensadores que influenciaram as idéias de Marx, como o socialismo cientifico que seria utópico porque uma sociedade totalmente equitativa seria impossível, pois a própria natureza humana individualista não permitiria. E além disso, podemos ainda ilustrar alguns pensadores que não devem passar despercebidos como:

    Hegel - Influência com a ideia de historicidade, dialética, (RE)construção,ruptura para a liberdade.

    Feuerbach - Oposição as teorias de Hegel,a materialidade que explicava as idéias, explicando assim o poder que os capetalista, um grupo menor, poderia controlar, alienar os proletariados, a massa, o grupo maior.
    Por exemplo: a religião como forma de explicação dos nossos desejos, usada para a manipulação das massas.

    Saindo desse contexto da falsa apática "imparcialidade estudantil", de estudar por obrigações, sem opinar, sem críticas, sem brilho, entrando num aspecto mais particular, já dizia uma propaganda da canal futura: o conhecimento é irresistível, e de fato é, sem demagogias... No fragmento "Concluindo", aprendi que a partir do socialismo cientifico surgiram várias correntes como: o leninismo, o stalinismo, o trotsknismo, o castrismo. E que contraditoriamente esses governos foram exemplos terríveis de ditaduras que não conseguiram se efetivar o discurso teórico ligado a prática.


    Fabiana moreno
    Serviço Social Noturno - 2° Semestre

    ResponderExcluir
  11. A leitura do texto nos deixa claro o modo que Marx interpretava a sociedade capitalista.Tendo vivido na época em que se dava em que se dava o crescimento das fábricas, ele conseguiu testemunhar os tipos de relaçoes ali existentes.
    O Marxismo, com sua crítica ao capitalismo,nos faz refletir sobre as diferenças existentes entre a burguesia e proletariado, deixando bastante explicito que a primeira possui força de manobra de seus interesses sobre a segunda
    Sendo influenciado por outros estudiosos,por exemplo, Hegel o que Marx tem como objetivo de luta é a igualdade entre classes,ou seja, a divisão justa da mais-valia.

    Aline Colares da Nóbrega
    UECE- Serviço Social-Noturno

    ResponderExcluir
  12. O texto apresentado nos mostra a visão de Karl Marx, que desde jovem tinha uma observação crítica de sua realidade, acreditando na mudança através da luta de classes. Ele utilizava a ideologia de que o capitalismo controlava as ideias e o pensamento do proletariado, escondendo as relações antagônicas entre as classes e também sua ideia da mais valia, sendo uma forma de controlar as massas havendo o excedente de trabalho. Me parece fascinante alguém dedicar sua vida a estudar a sociedade e conseguir fundamentar e expor suas ideias, através de sua visão de desigualdade, com embasamento teórico forte a ponto de serem utilizadas até os dias atuais. Não podendo esquecer das suas influências e das ideias delas extraídas, que são de suma importância para a sua "montagem teórica", já que Marx juntou pensamentos de pessoas com ideias diferentes. Acreditando, por fim, que através do materialismo histórica e da dialética, havendo assim o socialismo científico, a sociedade chegaria a um estágio avançado no sistema com desenvolvimento igualitário da civilização. Houve porém, um equívoco , pois as sociedades que tetaram implantar o socialismo acabaram se tornando contraditórias ou ditatoriais, nem tampouco a Inglaterra o implantou, sendo isto um ponto a se pensar.

    Jéssica Silva do Nascimento - Serviço Social noturno 2° semestre UECE

    ResponderExcluir
  13. Rápida explanação sobre a contribuição de Marx principalmente na sociologia e na história. Termos usados por ele como "proletariado" e "alienação" nos auxiliam na compreensão do contexto da sociedade capitalista e, é importante ressaltar, que suas críticas e teorias permanecem vivas até hoje e continuam, de uma maneira geral, se enquadrando na sociedade que temos hoje.

    Yasmin Lopes - Serviço Social,noturno

    ResponderExcluir
  14. O conteúdo expresso no blog mostra de forma objetiva um pouco sobre a biografia de Marx, e as ideias que por ele foram elucidas, ideias estas que foram e continuam sendo alvo de analises criticas ao longo desses quase dois séculos da morte de Marx. Dialética, materialismo histórico e socialismo científico, são conceitos elucidados por esse pensador social que recebera influencias de outros pensadores sociais como Hegel, que lançou a ideia de historicidade como elemento fundamental para a compreenção da sociedade e Ludwig Feuerbach, da qual Marx concebeu o ideario de materialismo como determinante dos comportamentos sociais; dentre outros que também exerceram fundamental importancia para a consolidação da corrente marxista, que se resume na acoplação de vários conceitos que estavam sendo questionados na época de sua consolidação.
    Antonio Israel carlos/uece/serviço social/noturno/2° semestre.

    ResponderExcluir
  15. Esse texto mostra de forma resumida e clara os pensamentos Marxistas e sua contribuição na Sociologia que vigora até hoje. Fala sobre o capitalismo, a “mais valia”, o proletariado, a influência das classes dominantes inclusive no ensino escolar, e os pensadores influenciadores do pensamento de Marx. Muito interessante também é o comentário sobre o pensamento dialético, o materialismo histórico e o socialismo científico. Essa leitura é realmente bem proveitosa, pois, em poucas palavras, nos faz pensar sobre a sociedade em que vivemos e o que passamos na atualidade.
    Sheylianne da Silveira Lopes
    Serviço Social Noturno - UECE

    ResponderExcluir
  16. a analize de tal texto nos faz entender que marx faz uma critica ao modelo capitalista da sociedade e suas contradicoes. ele vivenciou de perto o nascimento da industrializacao na inglaterra no sec XIX. tal pensador acreditava que o capitalismo serviria como meio de manipulacao da classe burguesa (os donos do capital), com a classe menos favorecida. podemos concluir ao meio do pensamento de kal marx que uma sociedade so poderia chegar ao estado de perfeicao quando as Necessidade de todos e nao so de uma minoria se tornassem realidade. so que o sistema capitalista impede que tal sonho se idealize em uma sociedade cheia de contradicoes e exploracao de classes.
    DEBORAH MARIA. SERVIÇO SOCIAL. NOTURNO. 2* SEM.

    ResponderExcluir
  17. A partir dos estudos de Karl Max podemos compreender o capitalismo de uma forma melhor, percebendo o seu lado manipulador sobre classes mais pobres e toda a injustiça desse sistema que nos oprime. Segundo Marx a partir das contradições existentes na sociedade é que as mudanças acontecem, é assim que ele explica o materialismo histórico dialético. As contradições fazem com que os processos se reinventem, superando uns aos outros, até que o capitalismo seja superado pelo comunismo, onde a sociedade poderia viver de forma justa e igualitária. FLÁVIA LIMA DA SILVA – SERVIÇO SOCIAL 2semestre ( NOTURNO)

    ResponderExcluir
  18. CHISTIANO MALDONADO.



    O texto apresenta um apanhado de questões relevantes não só aquela época mais como ela vem sendo utilizada nos dias de hoje.
    Marx , foi de fundamental importância na sociedade porque através de seu pensamento marxista explanou á palavra ”revolução” na qual, esse sentido temos até hoje. Além disso ,no nome dos partidos políticos brasileiros da atualidade, multiplicam-se as referencias a expressões criadas pelo pensamento do séc.: XIX,como social-democrática, liberal e outras. Vale ressaltar que Marx como um dos primeiros socialistas, ao fazer críticas ao progresso industrial, estava ainda impregnado ,(vamos assim dizer )de valores liberais. Atacando os grandes proprietários mais tendo ,em geral, muita estima pelos pequenos, o mesmo acreditava que pudesse haver um acordo entre as classes, por isso foi chamado de utópico.
    O Capital, um dos livros mais conhecidos de Marx, que causou nas décadas seguintes uma revolução na economia e nas ciências sociais esclarecia plenamente o materialismo histórico apontando que toda sociedade é determinada ,em ultima instancia, por suas condições socioeconômicas, a chamada infra –estrutura, adaptadas a ela, as próprias instituições , a política , a ideologia e a própria cultura como um todo compõem o que Marx chamou de superestrutura.Podemos citar também as lutas de classes sempre batida nos contextos de Marx como o agente transformador da sociedade, o antagonismo entre os dominadores e dominados, vale lembrar que no caso do antagonismo está relacionado a estrutura primitiva com exclusividade a propriedade privada. E por fim a mais –valia caracterizada pela exploração operaria como um fator crescente e imprescindível de capitalização da burguesia.
    Diante dessa leitura bastante critica, fica uma inquietação: Até que ponto tais ideologias são válidas ainda hoje?

    CHRISTIANO MALDONADO (FILOSOFIA/GEOGRAFIA) NOITE

    ResponderExcluir
  19. Lendo o resumo "Marx e o materialismo histórico", fiquei impressionada ao saber que a maioria das ideias que eu imaginei terem sido criadas por Marx, na verdade ele havia pegado de outros pensadores como o materialiso histórico, que foi desenvolvida por Ludwig Feuerbach.

    O marxismo, que é a junção dialética, materialismo histórico e socialismo cientifico , criticou, sendo Marx o principal representante, o capitalimo colocando em evidencia sua contratições. Marx queria mostrar que o capitalismo, como todas as outras formas de produção, iria ter o seu fim, sendo vencido pelo socialismo. Na Inglaterra, época da nascente indústria, Marx percebeu que as mudanças na sociedade estavam vinculadas ao desenvolvimento da economia, passando a surgir duas classes antagônicas: burguesia, dona dos meios de produção, a qual formava a classe dominante e o proletariado. Para Marx, a ideologia ultilizada pela classe dominante influencia comportamentos, até hoje, presentes em isntituições e alí colocada de forma a mascarar as contradições do sistema capitalista.

    Fabíola Mota Falcão/SERVIÇO SOCIAL/NOTURNO/2° SEMESTRE/UECE.

    ResponderExcluir
  20. É bastante enriquecedor este texto Marx eo Materialismo Histórico, pois agrega novos conhecimentos da diversidade de pensamentos para se construir o Marxismo que tem por base o tripé: materialismo historico, dialética e socialismo cientifico. No texto fica descatado suas diferenças e conceitos,além da importancia científica que há em seus paradoxos do conteúdo ambiguo entre sí. Ter a base cientifica realizada nas contradiçoes do capitalismo e conseguir realizar uma sintese de ideias em cima desse conceito com o auxílio de vários pensadores renomados como: Hegel,Feuerbach,Adam smitt,David ricardo. Isso reflete nos estudos academicos de vários séculos,dessa maneira destaca sua importancia.Portanto, a colagem de vários conceitos para a criaçao do marxismo influenciou toda a evoluçao socio-histórica da humanidade e, também, suas mudanças economicas que de acordo com o materialismo histórico determina o comportamento social.
    Brena Miranda-SERVIÇO SOCIAL NOTURNO 2 SEME

    ResponderExcluir
  21. Marx,com suas ideias influenciadas por Hegel e Ludwing Feuerbach, procurou explicar as faces do processo capitalista mostrando suas contradições, uma sociedade dividida em dois pólos: os capitalistas e a classe proletária. Em decorrência do exílio político na Inglaterra viu as facetas da Revolução Industrial, com o que analisou, concluio que na medida que ocorrem mudanças econômicas,também, ocorrem mudanças nos aspectos sociais sendo que os comportamentos da socidede seriam influenciadas por conceitos materiais. Com o marxismo percebe-se o que ele considerava que o que influenciaria uma Rev. Social seria a dialética, o materialismio histórico e afirmava que o capitalismo era apenas uma etapa para chegar ao socialismo.

    Erica Maria Alves do Nascimento- Serviço Social/2° semestre- Noturno UECE

    ResponderExcluir
  22. O marxismo faz uma crítica a sociedade relacionando-a ao capitalismo e a classe revolucionária que dela surgia. Karl Marx, representante do capitalismo juntamente com Engels, afirmava que “existe uma relação de exploração entre classes, resultando em conflitos despertados pela divisão injusta da ‘mais valia’ ”.
    O marxismo é um conjunto de conceitos da época de Marx e que se baseia no tripé: dialética, materialismo histórico e socialismo científico utópico. Na análise de Marx a dialética seria a transição em que ocorre e sempre ocorrerá na sociedade com o surgimento do novo, o qual conduziria a sociedade a revolução e posteriormente ao socialismo. O materialismo histórico seria outro componente que levaria a revolução na sociedade e este componente explicaria todo o percurso o qual se segue na sociedade.
    O marxismo defende, portanto, que a dialética e o materialismo histórico levaria ao socialismo científico e que o capitalismo seria apenas uma etapa para que se chegasse até ele. Toda essa contradição na sociedade capitalista levaria a uma nova sociedade com um novo sistema econômica e que fosse mais igualitária com a existinção das classes sociais.

    EMANUELLA DA COSTA LOPES - 2] SEMESTRE SERVIÇO SOCIAL NOTURNO

    ResponderExcluir
  23. Karl Marx, influenciado por Hegel, Freucerbach, Smith e Ricardo faz uma verdadeira crítica ao sistema capitalista. Sua crítica é baseada nos antagonismos de classes, contradições e contrastes existentes nesse sistema. Seu objetivo era uma tomada de consciência por parte da classe dominada para que houvesse a possibilidade de construir uma sociedade igualitária. Pena que sabemos que uma sociedade totalmente igualitária é impossível, pois sempre vão haver interesses dos que possuem mais capital.

    ANILE MAGLLA MONTEIRO RABELO - SERVIÇO SOCIAL NOTURNO 2º SEMESTRE

    ResponderExcluir
  24. O texto mostra e explica de forma simples e com uma linguagem bastante acessível bastante sobre Marx,suas influências,suas idéias e de como para ele a sociedade chegaria a um momento de ''paz social''. Explica também o texto,termos como materialismo histórico e o dialético,socialismo utópico e científico,mais valia,além de falar sobre outros pensadores em que Marx ''dialoga'' suas idéias para se basear e criar as suas próprias.Um fato que notamos é o de como Marx se contrapõe as idéias de Hegel que foi inclusive reitor na universidade que ele estudou. Observamos a crítica que Karl Marx faz a sociedade capitalista e a burguesia da época, percebemos também os antagonismos presentes naquela sociedade que ainda hoje vemos na nossa presente sociedade.

    ResponderExcluir
  25. O texto nos mostra uma pouco sobre a formação do pensamento critico de Karl Marx, sobre como ele conseguiu unir,de forma original,pensamentos antagônicos de maneira dialética.
    Marx se inspirou em vários outros pensadores para chegar em uma concepção mais clara.
    Também vemos no texto várias concepções diferentes no que diz respeito ao materialismo histórico.

    Bruna Vasconcelos da Silva
    Serviço Social - 2º Semestre - noturno

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. O Marxismo nasce tendo como "bandeira" a luta de classes e como seu regente Karl Marx. Este quando toma consciência de que, segundo o Marxismo, o capitalismo é em sistema de produção, afirma que as causas sociais estão ligadas a economia, ou seja, quem tem o capital manda, e quem não o tem se submete a classe dominante. Karl Marx sofre influências de pesandores como Hegel e Feuerbach e com isso nasce o Marxismo, que na verdade é uma junção de vários conceitos da época de Marx, e graças a este, com sua ousadia e dialética, os junta e os transforma em uma ideologia, que tem como "arma" o pensamento que levaria a revolução social e ao socialismo, por ele defendido.
    Mariana - Serviço Social - Noturno - 2º semestre

    ResponderExcluir
  28. Karl Marx estava presente no momento histórico em que as fábricas se expandiram arrancando os trabalhadores rurais dos campos para atenderem ao mercado industrial. E percebeu que esse novo tipo de economia resultava em contradições, afinal as desigualdades sociais aumentavam enquanto uma pequena classe dominante se apropriava das riquezas geradas pela classe trabalhadora.
    Marx passou a estudar esse mercado e suas consequências. Tomou conceitos emprestados de outros pensadores (como Hegel e Feuerbach) e estruturou sua teoria do materialismo histórico dialético.
    Marx acreditava que a sociedade capitalista estava gerando a sua própria destruição, pois afirmava que a classe trabalhadora ao percerber a tamanha desigualdade a que estava sendo submetida, se rebelaria contra o sistema e faria uma revolução a qual implantaria um governo popular onde as desigualdades sociais seriam exterminadas.
    Por conta dessa sua afirmação, Karl Marx foi classificado como utópico, pois o socialismo era um sonho "impossível", podemos provar isso ao tomarmos como exemplo a URSS que se diz socialista, mas está muito distante desse exemplo de sociedade, afinal quem estabeleceu a revolução foram membros da classe média que ao tomarem o poder implementaram outro governo de poucos. Essa vontade de dominar o outro e se apropriar das riquezas, é da natureza humana, por isso o socialismo é uma utopia distante.
    Marx pode ter errado em algumas afirmações, mas seus estudos são de extrema importância, pois até hoje os tomamos como base teórica.
    Thatiane Nunes da Silva-Serviço Social
    2°semestre/noturno

    ResponderExcluir
  29. . Marx viu, na Inglaterra, o desenvolvimento industrial do capitalismo e viu-o como um sistema de produção presente em sistemas econômicos e afirmava que as mudanças sociais estariam ligadas ao desenvolvimento da economia. Dessa forma tornam-se evidentes duas classes: a dos capitalistas, detentoresdo capital sendo assim a classe dominate, e do proletário,detendores apenas da mão-de-obra.

    Para Marx, no séc.XIX, a classe dominate utilizava a ideologia para controlar as massas e isso influenciava no comportamento dos mesmos. Em sua obra O Capitalismo Marx fala de sua ideia de exploração entre classes e diz também que a divisão injusta da mais valia é que proporciona as desigualdades sociais dentro do sistema capitalista.

    Max sofreu influencia de varios outros pensadores como: Hegel e Feuerbach. Marx e Engels acreditavam que o capitalismo era apenas uma fase para o socialismo e que isso se daria atraves de uma revolução.Esse socialismo foi chamado de socialismo utópico, pois falava de uma sociedade igualitária.

    Por isso que o que chamam de marxismo nada mais é do que uma junção de vários conceitos da época de Marx e a originalidade está justamente nessa junção de idéias antagonicas.

    Diva Ciarlini-Serviço Social 2° semestre-noturno

    ResponderExcluir
  30. Um breve resumo sobre a construção do pensar de Marx, fazendo passeio por seu contexto histórico, as correntes de pensamento e pensadores que mais tarde vieram influência a construção de socialismo cientifico, materialismo histórico, seus estudos sobre o sistema capitalista e sua crítica.

    JOSÉ VANUCCI EVARISTO VIEIRA - FILOSOFIA - ECONOMIA POLITICA - NOTURNO

    ResponderExcluir
  31. O texto do Professor Fábio Pestana apresenta uma breve biografia sobre Marx , na busca de uma melhor compreensão de suas teorias e na construção de suas primeiras idéias marxistas, onde seus maiores representantes foram o próprio Marx e Friedrich Engels.
    Marx era alemão, mas se estabeleceu na Inglaterra como exilado político, onde conseguiu entender melhor o desenvolvimento industrial do capitalismo. Para Marx, as transformações da sociedade estariam relacionadas ao crescimento da economia. Acreditava que existia uma exploração entre as classes, em conseqüência da divisão injusta da “mais valia”, onde pode aprofundar essa idéia com a sua principal obra, intitulada “O Capital”.
    O autor ainda destaca como se desenvolveu as principais idéias marxistas. Marx recebeu duas fortes influências filosóficas. A primeira foi de Hegel, onde pode adquirir o conceito de historicidade. Segundo Hegel, o homem só conseguiria a liberdade plena, quando se descobrisse construtor da história e do seu próprio destino, ou seja, os movimentos históricos que geram rupturas acontecem de forma dialética.
    Outro grande filósofo que Marx recebeu influências bastante significativas foi de Ludwig Feuerbarch, que se opunham às concepções de Hegel. Considerava que as questões materiais é que determinavam o pensamento humano. Além desses dois pensadores, Adam Smith e David Ricardo também contribuíram no desenvolvimento das teorias marxista, que para ser construída foi estabelecida uma junção de várias idéias antagônicas, onde suas principais características são: pensamento dialético, materialismo histórico e socialismo cientifico, esse último defendia uma sociedade igualitária, considerada por muitos como uma idéia utópica.

    Elane Cristina Matias Sousa (Serviço Social-2º Semestre: noturno)

    ResponderExcluir
  32. Através de muitas leituras sobre os escritos e as produções de Marx, podemos afirmar que Na teoria marxista, o materialismo histórico pretende fazer uma explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos.

    Essa é uma verdade que está presente em vários autores, comentadores e estudiosos das teorias marxistas.

    continuando a nossa reflexão a cerca do materialismo histórico de Marx, ainda afirmamos que Marx e Engels começaram a formular a concepção matéria da História quando escreveram juntos "A Ideologia Alemã", em 1845/46; o materialismo histórico é, de acordo com Marx, o "fio condutor" de todos os estudos subseqüentes.

    Assim, destacamos ainda que os conceitos básicos do Materialismo Histórico constituem uma teoria científica da História, vista até então como uma simples narração de fatos históricos.

    Portanto ele revolucionou a maneira de se interpretar a ação dos homens na História, abrindo ao conheci mento, uma nova ciência e aos homens uma nova visão filosófica do mundo: o Materialismo Dialético.

    Arnaldo Gomes da Silva - Curso de Filosofia - Noite.

    ResponderExcluir
  33. Para Marx os capitalistas ultilizavam ideologias para controlar as massas. Essa ideologias eram implantadas nas instituições com o intuito de ocultar as contradições na relação capital - trabalho. Assim, só exitiria uma sociedade igualitária se todos tivessem consciência da plena verdade que era estabelecida ( por exemplo, saber o que significava a mais-valia).

    O marxismo é considerado uma colagem de vários conceitos na época de Marx - época do surgimento e crescimento da indústria e desenvolvimento da economia. Um dos teóricos que influenciou Marx foi Friedrich Hegel, que acreditava que o homem só consegue a liberdade plena quando percebe que ele é um agente da história. Isso é: um homem não alienado. Eu entendo que, para Hegel, o individuo que determina o meio.

    Outro pensador que influenciou Marx foi Ludwig Feuerbach que se oponha aos conceitos de Hegel, afirmando que as questões materiais que determinam o pensamento, que é a matéria que "domina" a sociedade.

    Ideias de economistas ingleses também foram incorporadas por Marx.

    Para compreender a ideia central do marxismo Marx absorveu ideias positivistas e funcionalistas da divisão social do trabalho deixando claro que toda acumulação primitiva de capital só é possivel através da criação de desigualdades que tendem a se tornar cada vez maiores.

    Marx se enganou achando que o o primeiro país a se tornar espontaneamente socialista seria a Inglaterra, mas isso não aconteceu. O primeiro foi a Rússia com os monarquistas na liderança do país. Porém isso se deu através do materialismo histórico.


    Natália Ferreira - Serviço Social_2º semestre_ noturno - Uece.

    ResponderExcluir
  34. Através da leitura do texto " Marx e o materialismo histórico" , pude entender como se deu o desenvolvimento do pensamento e das ideias de Marx, desde quando ele era jovem quando presenciou o crescimento das fábricas e da desigualdade.

    Marx estava mais preocupado com em compreender a dinâmica do capitalismo, e para isso ele estudou suas origens, a acumulação inicial de capital , a consolidação da produção capitalista e suas contradições, do que pensar em como seria uma sociedade ideal. Segundo Marx, o capitalismo seria uma fase de transição, que o mesmo seria inevitavelmente destruído. Isso aconteceria na medida em que a classe trabalhadora desenvolvesse sua consciência histórica e se reconhecesse com uma classe revolucionária.
    O pensamento de Marx foi desenvolvido fundamentalmente a partir de seus estudos e leitura de alguns autores, dentre eles, Hegel, Feuerbach, e dos economistas Adam Smith e David Ricardo. Ainda foi influenciado também pelo socialismo utópico francês.
    Os princípios básicos que fundamentam o socialismo marxista podem ser resumidos nas seguintes teorias : teoria da mais-valia ,teoria do materialismo histórico, teoria das lutas de classes, e por fim a teoria do materialismo dialético. A mais-valia revela o modo pelo qual o trabalhador é explorado na produção capitalista. O materialismo histórico mostra que os acontecimentos históricos são determinados pelas condições materiais da sociedade. A luta de classes afrima que a história da sociedade humana é a história da luta de classes. E por fim, no materialismo dialético pode-se perceber o método utilizado por Marx e Engels para compreender a dinâmica das transformações históricas.
    Por fim, as obras de Marx são muito importante para os dias atuais, suas obras e seu pensamento têm como objeto maior de seus estudos a forma capitalista de produção e organização econômica.
    BRENA KÉRCIA BEZERRA GUIMARÃES
    SERVIÇO SOCIAL - 2° SEMESTRE/ NOTURNO/UECE

    ResponderExcluir
  35. Interessante como Marx foi influenciado por diversos filósofos “Nesta grande salada, onde o marximo uniu dois filosofos opostos como Hegel e Feuerbach com idéias dos socialistas utópicos franceses, foram somados ainda componentes desenvolvidos por economistas ingleses, como Adam Smith e David Ricardo.” Isso fez com que suas obras ficassem ricas de conteúdo e bem embasadas.

    Marx estava preocupado em provar que “o capitalismo seria um acontecimento transitório...”. Apesar de hoje observarmos alguns equívocos em Marx, vemos que realmente o capitalismo está em crise, ele não foi bem um acontecimento transitório pois perdura até hoje, mas vai por si só entrar em colapso. Como prova disso temos a situação econômica dos EUA, e de forma lógica podemos analisar a questão dos recursos naturais que são a base para as indústria e que estão escassos.
    É bom observar que a critica de Marx influenciou diversos movimentos na Rússia e ainda hoje é motivo de muita discussão entre os estudiosos (marxistas, não marxistas, curiosos etc.).
    Enfim, mais uma vez gostei muito do texto, ele é simples, direto e muito informativo.
    Priscila Rodrigues Furtado- Filosofia-Noite

    ResponderExcluir
  36. o texpo foi de suma importancia para entendermos como foi fundamentada a ideia de Marx! interessante saber que ele "bebeu" em outras fonte. Marxismo apropriou-se de saberes de dois filosofos(Hegel e Feuerbach) e de outros socialistas utopicos!
    interresante quando coloca que o enriquecimento so aconteceria atraves da expropriaçaoda produçao coletiva, reforçando ainda mais a ideia da diferença de classes, que no sistema de classes sempre uma classe explora a outra pra obter o capital.
    Ressalta tbm que: ", o capitalismo seria apenas uma etapa rumo ao socialismo, uma vez que as contradições entre burguesia e proletariado iriam amadurecer dentro deste sistema." esse amadurecimento ao mesmo tempo torna visivel cada vez mais a contradiçoes entre as classe.
    TexTo super interessante que serviu como aprofundamento de teorias e pensamentos do Marx!"

    ResponderExcluir
  37. Muito lúcida a análise que Marx fez da economia e da sistemática social de seu tempo. O texto mostra bem isso, a colocação da vivência de Marx com esse mundo, e não somente uma análise vista da janela, do conforto de uma proteção intelectual.

    Paulo Antônio S.P. Valente filosofia, uece, economia politica

    ResponderExcluir
  38. Texto interessante, básico, e de certa forma bem esclarecedor. Marx continua sendo o que melhor analisou o sistema capitalista e seus tentáculos de exploração, dando, em consonância, uma saída, propondo uma solução de emancipação humana.

    Sara Raquel Mota Moreira uece, Filosofia, economia politica

    ResponderExcluir
  39. O texto fala de como foi se definindo e o que representam as as idéias Marxistas, principalmente no que se refere a formação de uma sociedade capitalista.
    Marx a partir da observação da sociedade á sua época foi definindo quais formas de sociedade funcionavam, aquelas que precisavam ser melhoradas e quais deveriam ser extintas. E também a partir dessa observação ele foi criando formas de se instalar um sistema que não só favorecesse ao ricos, mas sim ao povo, e ai temos o comunismo, que ao longo da história, percebemos que os países que instauraram essa forma de "sociedade" acabaram caindo em uma ditadura onde aquele que tem o poder, detém todas as regalias e direitos, restando ao povo o trabalho e a submissão, e o sonho de uma sociedade igualitária e de uma emancipação humana, se torna cada vez mais sonho.

    ResponderExcluir
  40. O Marxismo diferente do Positivismo queria mostrar as contradições e criticava o capital na sociedade. Marx foi fruto de uma época onde as industrias estavam se desenvolvendo e deixando cada vez mais claro as desigualdades entre as classes, onde, o proletário era dominado pelos detendores do capital, através de ideologias que eram influenciadoras de comportamentos.
    No entanto, existia instituições que eram responsáveis por "pregar" essas ideologias com o propósito de esconder a verdadeira intenção da elite.
    Marx criador da obra O Capital mostrava a questão da "Mais Valia" termo que ate hoje é utilizado para designar as desigualdades sociais.
    Entretanto, Marx teve a influencia de vários outros pensadores, como por exemplo, Hegel onde adquiriu o conceito de historicidade. Hegel dizia que havia dois fatores que condicionavam o homem: a liberdade e a coerção. E também citava que os fatores determinantes para o movimento histórico acontecia de forma dialética. Outra caracteristica adquirida por Marx com forte influencia de Hegel é o Materialismo Histórico.
    Já Feuerbach dizia que o materialismo condicionava as ideias e era responsavel pelas questões comportamentais, alienava e usavam para manipular as pessoas. Dizia também, que a religião era uma forma de realizar os desejos humanos.
    Além de Marx, Hegel uniram-se a eles economistas: Adam Smith e David Ricardo que trouxeram ideias de extrema importancia.
    Enfim, o Marxismo foi a junção de várias ideias da época de Marx que trouxeram consigo vários pensamentos, o dialético, materialismo histórico e socialismo cientifico e consequentemente, origiraram outras tendencias. Além disso também mostra que Marx equivoucou-se pensando que o socialismo utópico quando instalada na sociedade seria a solução para alguns problemas existentes.

    Priscilla Freitas- Serviço Social: Noturno- Uece

    ResponderExcluir
  41. O texto resume as principais idéias de Marx,expõe suas origens bem como as explica e define o que de fato é o Marxismo. Para Marx, o capitalismo seria uma fase transitória e as mudanças sociais, trariam o desenvolvimento da Economia. Fala da influência de comportamentos e cita como referência uma obra prima: O Capital, explica as desigualdades sociais através do fenômen da "Mais Valia".
    Questiona quanto outras correntes filosóficas da época como o Materialismo,que define a religião como forma de alienação, e o Historicismo,o homem como agente da história.
    Para Marx, o sistema educacional de uma sociedade é o poder que ela possui, e esse mesmo é influenciado pelos que detêm o poder. O mesmo critica os socialistas utópicos, por não acreditar em uma sociedade totalmente igualitária e unida.
    Por fim,para não esquecer, Marxismo é uma junção de vários conceitos vigentes na época de Marx, estes envolvem o tripé - Dialética, Materialismo Histórico e Socialismo Científico.
    Liana de Fátima Barbosa
    Serviço Social UECE
    2°Semestre Noite

    ResponderExcluir
  42. Este texto é muito objetivo e sintetiza de forma clara as principais ideias de Marx.É também muito bem colocado a influência de Hegel,Feuerbach,Smith e Ricardo no pensamento que Marx vai desenvolver sobre o capitalismo.Essas influências foram significativas,mas não ofusca a sensibilidade de Marx para perceber os conflitos de interesses e as contradições que o sistema capitalista estava implantando.
    Marx e Engels, conseguiram vê além do seu tempo por isso suas idéias ainda são tão atuais.
    Jorgilene Vieira-Economia Política -Filosofia Noite.

    ResponderExcluir
  43. Para Marx, o materialismo histórico é diretamento relacionado a "consciência de classes", que de acordo com ele surgiu com o proletariado da revolução Industrial, pois até esse momento não se tinha noção do que eram as classes sociais.
    Marx era um crítico da sociedade capitalista, pois ele era defensor de um sistema que não houvesse classes dominantes e propriedades privadas.
    Ele acreditava que a mudança começava nas lutas de classes.


    Naianna Silva Duarte Cavalcante
    Serviço Social - 2 semestre/ noite

    ResponderExcluir
  44. Karl Marx foi quem iniciou uma critica ao capitalismo, sendo apoiado por Friedrich Engels. Isso ocorreu pelo fato de que Marx cresceu vendo as desigualdades e o desenvolvimento industrial do capitalismo no século XIX.
    Marx foi “influenciado” através de um mistura de pensamentos. Pois uniu idéias de filósofos opostos como Hegel (gosto dele) e Ludwig Feuerbach, juntou com as idéias dos Socialistas Utópicos, e ainda adicionou componentes de Adam Smith e David Ricardo, economistas.
    Ele afirmava que a ordem capitalista seria um acontecimento transitório, pois estava por vir uma classe revolucionaria no seio dessa sociedade. Marx percebeu que o capitalismo estava presente há muito tempo e notou que as mudanças sociais estariam totalmente ligadas ao desenvolvimento da economia.
    Os proprietários do meio de produção, isto é, a classe dominante manipulava os proletariados (aqueles que vendiam sua força em troca de dinheiro) através da ideologia, e ocultando as relações antagônicas entre eles.
    Ele em sua obra “O Capital”, explicou como esses proprietários ganhavam tanto dinheiro. Através da “mais valia” que representava o lucro, ou excedente, que não era divido e sim concentrado nas mãos do capitalista.
    Então surge o termo “Marxismo”, uma mistura de idéias antagônicas, isto é, o famoso materialismo histórico dialético. Para ele o pensamento dialético (aquele que passa da afirmação à negação) levaria a sociedade a uma revolução, ao Socialismo, ou seja, as contradições e condições materiais levariam todos a um novo sistema econômico, uma sociedade igualitária, sem propriedade privada e das classes sociais. Cometendo um equivoco ao dizer que o primeiro local a chegar nessa nova ordem social, seria a Inglaterra.
    As idéias de Karl Marx, junto com o Socialismo Cientifico, fez desenvolver várias tendências, como o Leninismo, o Stalinismo, o Trotsknismo, etc.

    "O homem não é mais do que a série dos seus atos."
    (Georg W. Friedrich Hegel)

    "As revoluções são a locomotiva da história."
    (Karl Marx)

    Vaneska Tavares Leite Andrade
    Serviço Social – Noturno
    2° semestre

    ResponderExcluir
  45. Texto elucidativo! A frase mais marcante é a do capítulo “ de que o homem só conseguiria adquirir sua liberdade plena quando percebe que é um agente da história que constrói seu próprio destino”, faltando a devida consciência desse fato, quando chega a essa conclusão torna-se realmente senhor do seu destino.

    Euridan P. da Costa – Serviço Social – 2º Semestre – Noturno.

    ResponderExcluir
  46. Um texto de fácil leitura que nos apresenta Karl Marx, um intelectual e revolucionário alemão, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.O pensamento de Marx influenciou várias áreas, tais como Filosofia, Geografia, História, Direito, Sociologia, Literatura, Pedagogia, Ciência Política entre outras, mas também foi influenciado por vários intelectuais, como Hegel, Feuerbach, Adam Smith e David Ricardo. Muitos dos conceitos ultilizados por marx não eram inéditos, mas ganharam uma nova leitura.Marx consegui unir inclusive conceitos antagônicos em sua teoria construindo o socialismo cientifico, também considerado por alguns como utópico, pois uma sociedade totalmente igualitária, como era proposto, é inviável. Marx considerava que o capitalismo não era o meio de produção final da sociedade, mas apenas transitório e que uma nova classe social construiria sua própria história.

    Larissa Mendes Melo
    Serviço Social - 2° semestre/ Noite

    ResponderExcluir
  47. Marx utilizou o método dialético para explicar as mudanças importantes ocorridas na história da humanidade através dos tempos. Ao estudar determinado fato histórico, ele procurava seus elementos contraditórios, buscando encontrar aquele elemento responsável pela sua transformação num novo fato, dando continuidade ao processo histórico.Ao se desenvolverem as forças produtivas trazem conflito entre os proprietários e os não-proprietários dos meios de produção. 0 conflito se resolve em fav or das forças produtivas e surgem relações de produção novas, que já haviam começado a se delinear no interior da sociedade antiga. Com isso, a super-estrutura também se modifica e abre-se possibilidade de revolução social.

    ANA LYSIA MOUTA; SERVIÇO SOCIAL- 2°SEMESTRE; NOTURNO

    ResponderExcluir
  48. O texto aborda temas cruciais para compreendermos mais sobre Marx e o materialismo histórico. Primeiramente é feito um pequeno resgate histórico, referindo-se ao positivismo. E depois entra nas ideias de Marx, nos apresentando um pouco de sua realidade no Séc XIX, crescimento das fábricas, aumento das desigualdades e misérias sociais e problemas políticos. Faz referencia ao livro: O Capital, para uma melhor compreensão do sistema capitalista. As grandes influencias de Marx foram Hegel, Feuerbach, Adam Smith e David Ricardo. Para o Marxismo o pensamento dialetico leva as revoluções e estas por sua vez ao socialismo.
    LIZANDRA MEDEIROS DAS CHAGAS. SERVIÇO SOCIAL- NOTURNO.

    ResponderExcluir
  49. O texto retrata vários pontos importantes sobre Marx,desde os seus influenciadores(Hegel e Feuerbach,etc)até os países que tentaram seguir esse conceito de sociedade ideal e acabaram por se tornar ditaduras, muitas vezes sangrentas.
    Retrata também o começo do crescimentos das fábricas,as desigualdades sociais, a relação de exploração que existe entre capitalistas sobre os proletariados.
    Parte de que a base economica poderia explicar várias realidades,seja na arte,religião,politica. Por fim ressalta que o marxismo pode ser dito como uma mistura de idéias antagônicas(materialismo hstórico).

    ALUNA: CAMILA SOUZA CORDEIRO
    Filosofia-uece
    Ética II - manhã e Economia Politica I - noite

    ResponderExcluir
  50. O texto aborda Marx e sua crítica ao capitalismo,o seu desejo de igualdade,sem classes sociais,a visão crítica e observação da realidade,o modo que ele interpretava a sociedade e como são atuais seus questionamentos.
    e que o homem conseguiria adquirir sua liberdade plena quando percebe que é um agente da história que constrói seu próprio destino”.Bastante interessante.

    ResponderExcluir
  51. Bruno Raniere - Filosofia-Noite

    De início o texto nos fala sobre a oposição do marxismo frente a ideia do positivismo, de um lado a preocupação com a manutenção da ordem capitalista e do outro uma critica a este tipo de sociedade, colocando em evidência as contradições. Segue-se com a exposição das idéias de Marx para com a defesa dos direitos da classe proletária e sua visão de revolução a qual essa classe deveria submeter-se para ascender frente a classe opressora da época, a burguesia. A seguir vemos a forte influência Hegeliana que habitou nas idéias e pensamentos de Marx, tal como pensar que seria necessário uma revolução para implantar o socialismo; tendo também absorvido conhecimentos das idéias de Ludwig Feuerbach ,Adam Smith e David Ricardo. Para Marx, o pensamento dialético conduziria a sociedade a revolução e, esta, ao socialismo. Segundo Marx e Engels( seu amigo e parceiro de lutas), o capitalismo seria apenas uma etapa rumo ao socialismo, uma vez que as contradições entre burguesia e proletariado iriam amadurecer dentro deste sistema. No final do texto vemos a conclusão do desenrolar do pensamentos de Marx e das consequências de seus influenciados.

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. O texto trata claramente do pensamento marxista, tendo em vista que expõe o contexto histórico no qual Marx estava inserido e seu pensamento acerca da questão da mais valia. As influencias recebidas pelo autor foram, também, expostas de maneira clara. Percebe-se que a influencia do pensamento de Hegel e Feuerbach foi fundamental para a construção da teoria marxista, além do pensamento dos economistas Adam Smith e David Ricardo. Em suma, a "salada de pensamento" ,como o autor do texto diz, fez do pensamento marxista um pensamento que influenciou revoluções, muito embora nenhuma tenha levado a uma sociedade igualitária.

    Karoline Alves da Silva - Filosofia - Noite

    ResponderExcluir
  54. Marx trabalhou naquilo que acreditava esperando que o proletariado fizesse uma revolução. Mas na Inglaterra os trabalhadores estavam mais preocupados em pagar suas contas e manter seus trabalhos por mais escravo que estivesse e a Rússia até que tentou mas, conseguiu foi mudar de mãos o poder, tornando mais ditador.

    ResponderExcluir
  55. o comentário a cima é de Francisca Arruda - Filosofia- noite

    ResponderExcluir
  56. O pensamento de Marx datado de meados do século XIX, mesmo que revolucionário para época, que apresentava o materialismo histórico como a ciência do homem. A ciência citada por Marx encontrava-se dentro do determinismo evolucionista que previa um progresso teleológico para a história da humanidade. No caso de Marx esse progresso desembocaria finalmente na revolução mundial que levaria ao comunismo, para mim(estagio último da humanidade), superação da propriedade privada e das classes sociais.

    Aline Sales de Almeida- Geografia Bacharelado

    ResponderExcluir
  57. Nessa abordagem...

    Marx expressa em seu livro : O Capital que existia uma exploração de classes, que surgiu pelos conflitos de uma divisão injusta. As idéias de Marx eram inspiradas em outros pensadores, Hegel e Ludwing Feuerbach, filósofo materialista que considerava a existência material como determinante dos comportamentos sociais. Marx expõem que a capitalização nao seria possível pura simplesmente pela divisão de trabalho, que o seu enriquecemento ´só aconteceria quando a expropriação coletiva acontecesse.
    O marxismo era uma pensamento dialético que contribuiria para a sociedade a revolução até chegar ao socialismo. Pois para Marx o capitalismo seria apenas uma fase rumo ao socialismo.

    Cintia da Silva Soares - Geografia - Noite.

    ResponderExcluir
  58. O texto fala da ideia de Marx de mostrar que o capitalismo é apenas uma fase na história, que é transitório e vai desembocar num sistema mais evoluído.
    Mostra que o marxismo é uma junção de vários conceitos presentes na época, como a dialética de Hegel, o materialismo de Feuerbach, e o socialismo utópico francês, inclusive que a inovação vem de unir esses conceitos antagônicos para criar um socialismo que ele chamou de científico.

    ROBSON BARROS MESQUITA - FILOSOFIA NOITE ECONOMIA POLÍTICA

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Um texto de fácil leitura que nos apresenta Karl Marx, um intelectual e revolucionário alemão, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.O pensamento de Marx influenciou várias áreas, tais como Filosofia, Geografia, História, Direito, Sociologia, Literatura, Pedagogia, Ciência Política entre outras, mas também foi influenciado por vários intelectuais, como Hegel, Feuerbach, Adam Smith e David Ricardo. Muitos dos conceitos ultilizados por marx não eram inéditos, mas ganharam uma nova leitura.Marx consegui unir inclusive conceitos antagônicos em sua teoria construindo o socialismo cientifico, também considerado por alguns como utópico, pois uma sociedade totalmente igualitária, como era proposto, é inviável. Marx considerava que o capitalismo não era o meio de produção final da sociedade, mas apenas transitório e que uma nova classe social construiria sua própria história.

    LARISSA MENDES MELO
    SERVIÇO SOCIAL/ NOTURNO

    ResponderExcluir
  61. Desde há um século que a ideologia e o pensamento marxista domina e impregna o discurso e a acção de muitos revolucionários. Apesar disso, nunca como agora as estruturas de dominação são tão perfeitas, chegando o controle social e conformismo a níveis jamais vistos.

    Por isso, é importante questionar muito do legado marxista. Não para esquecer a história, mas para relançar a luta pela justiça social.

    Daí que um dos pontos que deve merecer a nossa crítica é o modelo binário da luta de classes, que concebe uma dialéctica de conflito entre exploradores malvados e explorados messiânicos.

    Na realidade, e ao contrário desse esquema binário, as redes de poder e dominação são múltiplas e não redutíveis àquele único conflito. Os conflitos sociais são muitos e atravessam toda a socidade, e até o próprio indivíduo.

    Rosa Janaclece- Economia Política/noite (curso de Geografia)

    ResponderExcluir