segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Laboratorio de estudos e pesquisas sobre Marx

Na UFBA existe um Laboratório de estudos e pesquisas sobre Marx, coloco o link que contem uma série de slides que viabilizam uma maior compreensão do tema ECONOMIA POLÍTICA. 

Os primeiros links trazem slides sobre o que é o materialismo historico e o método de Marx.
Deixem seus comentários.

http://www.lemarx.faced.ufba.br/cursoeconopol2011_1.html
 




59 comentários:

  1. Nossa estes slides são bastante interessantes, pois contam desde a explosão do BIG BANG até os dias atuais, desde os primeiros hominídeos, suas primeiras formas de sobrevivência, o comunismo que havia, todos tinham direitos sobre a terra e o que se produziam o nomadismo, mas depois começou a apropriação da propriedade e o homem começou a sua dominação sobre o outro e isto foi se evoluindo e surgiu à classe dominante e a dominada, tem como grande exemplo as sociedades clássicas Grécia, Roma, Egito, sobre a forma de escravidão. No Feudalismo também não foi diferente, mas sobre a forma do senhor e do servo e assim as eras se passam, mas só mudam de nome sempre haverá o senhor que explorará o servo e é assim que o Capitalismo também é.

    Jéssica Torres- Serviço Social Bach/Noturno 2º semestre.

    ResponderExcluir
  2. Foi muito criativo a forma de explicar como surge a sociedade de classes, passando pelo modo de Reprodução Social, de Produção Econômica, Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal e Capitalista, indo do surgimento do mundo até os dias de hoje. Mostrando de forma dinâmica como o trabalho passou a gerar valor e comenta sobre o valor de uso e o valor de troca, segundo o pensamento de Marx. A tabela das crises capitalistas e as fazes da economia brasileira são bem interessantes, pois ajudam a compreender melhor a economia política de hoje.

    Sheylianne da Silveira Lopes
    Serviço Social Noturno - UECE

    ResponderExcluir
  3. Acho muito interessante essa retrospectiva histórica, pois nos faz conhecedor de grandes acontecimentos ocorridos no mundo e, as grandes transformações que mudaram de forma radical a vida humana. Do primitivismo, onde o homem convivia de forma natural e coletiva em ambiente social harmônico. No feudalismo, onde começam a surgir as desigualdades sociais e a escravidão servil, até a mudança transformadora do modo de produzir capitalista e, suas várias etapas, onde a força trabalhadora é radicalmente explorada e desumanizada socialmente. Com as crises, quem realmente sofre são os trabalhadores assalariados, que são demitidos, pois os empresários tem o total apoio do "ESTADO", SENDO UM PAI PARA A BURGUESIA.

    ResponderExcluir
  4. Acho muito interessante essa retrospectiva histórica, pois nos faz conhecedor de grandes acontecimentos ocorridos no mundo e, as grandes transformações que mudaram de forma radical a vida humana. Do primitivismo, onde o homem convivia de forma natural e coletiva em ambiente social harmônico. No feudalismo, onde começam a surgir as desigualdades sociais e a escravidão servil, até a mudança transformadora do modo de produzir capitalista e, suas várias etapas, onde a força trabalhadora é radicalmente explorada e desumanizada socialmente. Com as crises, quem realmente sofre são os trabalhadores assalariados, que são demitidos, pois os empresários tem o total apoio do "ESTADO", SENDO UM PAI PARA A BURGUESIA.
    ANDREA MENEZES DA SILVA-SERVIÇO SOCIAL-2º SEMESTRE NOITE-UECE.

    ResponderExcluir
  5. Foi muito instrutivo pois nos levou a rever fatos importantes que determinam o modo de ser da humanidade, de como determinados fatores influênciam na economia,e como o capitalismo se instaurou atè chegar os dias de hoje.Cada período que o capitalismo foi dominando o mundo.

    Elly Ângela Ferreira Magalhães
    UECE- Serviço Social- Noturno - 2º Semestre

    ResponderExcluir
  6. Seria muito bom também se os nossos laboratórios ueceanos tivesse da mesma forma uma página na internet, mais bolsas de estudos e consequentemente uma maior divulgação/socialização das produções dos professores e alunos. Porém, nossa realidade é bem diferente, e todos nos sabemos muito bem o porque. Divagações políticas a parte... O material é bastante didático e facilita bastante nossa vida estudantil.
    Fabiana Moreno
    UECE- Serviço Social Noturno - 2º Semestre

    ResponderExcluir
  7. Diante de uma sociedade escravizada pelo capitalismo industrial, as figuras DE MARX E ENGELS tentam manifestar um novo modelo de relação entre o povo, o trabalho e o Estado. São eles, verdadeiros contra-pontos ao críticarem as sociedades capitalista, bem como sugerirem meios para seu equilíbrio. Marx não é simplesmente um crítico teórico do capitalismo, essa separação entre pensamento e prática não condiz com sua proposta, fato este, claro ao criticar o socialismo utópico. Os estudos acerca de seu pensamento deveriam ser mais aprofundados e poderiam gerar novos modelos para as futuras sociedades.
    Aline Colares da Nóbrega
    Uece - Serviço Social - Noturno - 2º semestre

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Os slides mostram um recorte histórico do processo pelo qual enfrentou a sociedade até chegar aos tempos modernos, tal recorte se inicia com a origem do mundo, relatada pela teoria do Bing Bang, passando pelo surgimento dos seres orgânicos, dentre os quais se destacam os seres humanos, estes a principio vivenciaram o primitivismo, se desenvolveram e conseguiram construir sociedades complexas, sendo o trabalho a base primordial para a consolidação desse desenvolvimento, tal como afirma Marx em suas elucidações.
    No decorrer do conteúdo exposto pode-se perceber que mesmo em sociedades que vivem sob a órbita de sistemas econômicos diferentes, o ideal de obtenção da propriedade privada esteve fortemente presente, sendo as contradições sociais e a exploração de uma classe sobre a outra resultado inerente de tal ideal .
    Antonio Israel Carlos/uece/SERVIÇO SOCIAL/NOTURNO.

    ResponderExcluir
  10. Uma linha cronológica dinâmica, bastante válida para entendermos desde os primórdios como ocorreu a vida através da concepção materialista até "o que fizemos dela", através da reprodução social e que não nos limita somente ao conteúdo dado em sala de aula. Nos mostra como e por quê nossa sociedade hoje tem tal comportamento. Muito interessante ver como grandes instituições atuais convivem no nosso dia-a-dia e muitas vezes desapercebidas exploram até mesmo nosso senso crítico , pois não percebemos o que se passa por trás das propagandas lúdicas com conceito de ser "legal".

    Jéssica Silva do Nascimento - Serviço Social noturno 2° semestre UECE

    ResponderExcluir
  11. Gostei dos slides...é uma forma criativa e dinamica de aprendermos um pouco mais sobre economia, marx, lutas sociais, materialismo e outros assuntos abordados e suas influencias na atualidade. o slide que mais me chamou atençao foi o da concepcao materialista da historia. mostrou de forma bastante interativa a historia e os aspectos da tal acontecimento desde o inicio ate a atualidade.
    DEBORAH MARIA. SERVIÇO SOCIAL. NOTURNO. 2* SEM.

    ResponderExcluir
  12. Nos slides nos mostra um pouco sobre a origem do homem,a critica marxista,o valor do trabalho entre outros.Marx utiliza o método dialético para explicar as importantes mudanças ocorridas na História da humanidade,ou seja o protagonista da História é a consciência de classe,pois a partir do momento que os proletários a tem são capazes de transformar a sociedade capitalista em uma sociedade sem classes.No decorrer da História vivemos diversas formaçoes socias como as sociedades primitivas, que viviam da caça e da coleta ,a asiática que se baseava na agricultura,a escravista na qual se destacava o próprio trabalho escravo,a feudal que era eminentemente servil,e finalmente a capitalista que se destaca pelo trabalho assalariado a propriedade privada,ou seja,cada uma com uma forma diferente de trabalho.
    Luiza Ferrer Solano feitosa Sousa
    Serviço Social 2semestre -Noturno

    ResponderExcluir
  13. A apresentação da História da humanidade desde os primórdios até os dias atuais por meio de slides é uma maneira bem interessante e diferente que faz com as pessoas absorvam melhor as informações e revejam pelas imagens os fatos, deixando-nos a imaginar como tudo aconteceu. Quanto ao conteúdo inserido neles diz respeito à origem do mundo e a sua evolução,passando pelo comunismo primitivo,pelo modo de produção escravista,pelo feudalismo até ás relações produtivas capitalista criticada por Karl Marx,pois dividi a humanidade em duas classes,a que explora e é detentora do capital e a classe que é explorada e produtora,fazendo surgir a sociedade de classes .Um dos fatos que chamou a minha atenção foi quando os homens começaram a fixar-se em terras e como começaram a exercer um comunismo primitivo entre eles.No entanto como foi dito em sala,o ser humano anda de mãos dadas com o sentimento individualista,pois esse comunismo surgiu a partir do momento em que foi percebido a necessidade da junção para um melhor comodismo e sobrevivência,tempos depois perceberam que não havia a necessidade de dividir o que era seu,já que uns possuíam mais coisas que outros surgindo a acumulação privada e o escravismo.

    Raiziane Castro Araújo-Serviço Social/2º Semestre/Noturno/UECE.

    ResponderExcluir
  14. Faz-se perceber a complexidade do estudo numa Universidade comparada a uma escola de nível médio.Os slides vistos ratificaram essa idéia.Eles mostraram desde a teoria do big bang, a formação de vida na Terra, passando pelos surgimentos e desenvolvimentos das espécies, até chegar ao desenvolvimento, em particular, da espécie humana.
    O homem, como um ser vivo, tem a capacidade de se sustentar e reproduzir geneticamente.Esse sustento, contudo, não provém de seu próprio organismo, más da transformação da natureza(meio).
    Tal atividade chama-se Trabalho: base da existência do ser social, fator determinante no desenvolvimento da sociedade humana e que produz riqueza.Sendo, por isso, a importância de entender o Trabalho para a Concepção Materialista, que procura compreender a vida humana a partir do seu modo de produção econômica. Percepção que é nova para mim.

    Gerlane- UECE- Serviço Social Noturno- 2º Semestre.

    ResponderExcluir
  15. CHRISTIANO MALDONADO

    A mostra de slide apresentada , é de suma importância para que podemos analisar até que ponto chegamos, economicamente ,politicamente e cultural. A origem do universo toda a astronomia a formações do oceanos ,animais primatas até seu processo de evolução. O homem diante desse processo de maneira bem “arcaica” já possuía os princípios de forma de sociedade e divisões de trabalhos. Como estamos tratando da forma de trabalho do homem destacarei um pouco mais a formação das sociedades e o processo econômico.Analisando o processo da historia do homem pode-se destacar as características de cada um como apresentado no slide ,no período pré-histórico coletivismo ou comunismo e bem destacado, já na idade média a servidão coletiva no oriente e escravismo no Ocidente, dando ênfase na idade media o feudalismo no ocidente foi o destaque daquela época,entretanto na idade média foi possível observar a consolidação progressiva de uma nova estrutura socioeconômica que ainda conservava poderosos resquícios da ordem feudal medieval com base nisso esta estrutura é chamada de capitalismo comercial e por fim nos dias de hoje, citado como idade contemporânea está a consolidação e dinamização do capitalismo, alcançado progressivamente a globalização.

    CHRISTIANO MALDONADO (FILOSOFIA/GEOGRAFIA) NOITE

    ResponderExcluir
  16. Esses slides abordaram desde a teoria do Big Bang ,eo desenvolvimento dos seres na terra, como também o aperfeiçoamento das técnicas do homem. Nos fez compreender o termo trabalho e a transição dos modos de produção como o primitivo, a escravista e a Feudal. E no capitalismo, com o conceito de propriedade privada, surge,por consequencia, a divisão de classes com suas relações sociais e de mercado.

    Erica Maria Alves do Nascimento- Serviço Social- 2°semestre/Noturno - UECE

    ResponderExcluir
  17. O conteúdo exposto nos possibilita uma maior compreensão de todo a origem do ser humano até sua construção de ser social. Ele faz toda a trajetória de como começou o trabalho para o homem e no que o trabalho se tornou para o homem, ou seja, a mudança de seu significado. O trabalho passou desde o modo de produção primitiva até chegar ao modo de produção capitalista, gerando durante esse processo a sociedade de classes. Aprofundando-se nos contextos e contradições que há na sociedade com ênfase na caracterização e conseqüências do capitalismo em nossa sociedade. Finalizando com uma apresentação do Brasil e da América Latina na economia mundial.

    EMANUELLA DA COSTA LOPES - 2º SEMESTRE SERVIÇO SOCIAL NOTURNO

    ResponderExcluir
  18. Os slides nos mostra a origem do ser humano,sua construção e constantes transformações como ser social,político,econômico e cultural,bem como seu salto evolutivo até os dias atuais.Podemos observar a importãncia do trabalho nesse contexto,seu papel de socialização na própria divisão do trabalho e em sua especialização.

    ALINE MAGLLA MONTEIRO RABELO-SEVIÇO SOCIAL 2ºSEMESTRE NOTURNO.UECE

    ResponderExcluir
  19. Os slides abordam vários temas,de maneira bem suscinta, porém detalhada, desde os primórdios do homem, passando pelas definicões de trabalho,propriedade privada, modos de produção, até a luta de classes que é intensificada por todo o ciclo do capital.E também vemos como as relações sociais foram se modificando.
    Resaltando no último slide a situação da economia brasileira, dividindo-a em diversas fases.

    Bruna Vasconcelos da Silva
    Serviço Social - 2º Semestre - noturno

    ResponderExcluir
  20. A junçao da Economia política com o surgimento da terra, de vida na terra é muito interessante, já que muitas vezes separamos relações em humanas, exatas, saúde... Tanto economia como a política estão presente em nosso cotidiano, desde que nascemos, desde de que o mundo é mundo, com as evoluções de raças, as mudanças sociais e também a inserção de métodos de produção (feudal, industrial...) que já foram só para o próprio sustento e hoje tem que ser vendida em troca de um salário para os que tenha o sustento. Mariana Araújo - Serviço SOcial - Noturno - 2º semestre.

    ResponderExcluir
  21. Para o nosso maior entendimento da Economia Política e toda a conjuntura estabelecida pelo sistema capitalista, os slides nos deixam ainda mais esclarecidos sobre a formação da sociedade atual. De forma resumida e clara, podemos entender todas as etapas anteriores que levaram à nossa relação social contemporânea. Mostra-se desde a teoria do Big Bang e a relação de coletivismo das sociedades primitivas até os nossos dias atuais, onde a desigualdade social e exploração dos trabalhadores são características do mercado existente.
    THATIANE NUNES DA SILVA- Serviço Social 2°semestre/noturno

    ResponderExcluir
  22. Os slides falam desde a teoria do big bang até os dias de hoje. Passando por tipos de sociedades, modos de produção, fases do capitalismo e crises. Fala de como e quando surgiu a noção do termo propriedade privada e que a partir daí surgem todas as cosequencias derivadas desse termo. Fala também do conseito de traballho e de ser social e como esses termos estam relacionados. Mostra a luta de classes eo capitalismo contemporâneo.

    Diva Ciarlini-Serviço Social 2° semestre- noturno

    ResponderExcluir
  23. Os slides nos explicam de forma bastante interativa todos ou ao menos muitos tipos de economia política e nos ajuda a compreender a situação atual da nossa sociedade.Nos é mostrado desde o Big Bang e as sociedades antigas até nos nossos dias onde a desigualdade impera e é até de forma necessária para o sucesso do capitalismo,já que isso é preponderante neste sistema que vivemos.Outro ponto bastante interessante é de como podemos perceber a presença da economia e política como um todo em nossa vida,desde quando nascemos até a tomada de decisões hoje em dia que julgamos individuais e sem nenhuma interferência da sociedade.
    Francisco Cristiano Rodrigues Capistrano -Serviço Social/2º semestre/noturno.

    ResponderExcluir
  24. É interessante como a partir de uma visualização da história da humanidade e de como a natureza vai sendo modificada bem como a organização da sociedade e as relações sociais.

    Yasmin Lopes, Serviço Social - 2ºsemestre/noturno

    ResponderExcluir
  25. Muito interessantes os slides, nos faz compreender o mundo desde sua formação até os dias atuais.A evolução que vivemos e as transformações pelas quais passamos sem nos darmos conta. É essencial entendermos as diversas crises que o capitalismo vem tendo e a fragilidade do sistema como um todo.Valendo também ressaltar a importância que vem tendo o Brasil para a Economia Mundial e,principalmente, seu destaque na latino-americana.

    Liana de Fátima Barbosa
    UECE - Serviço Social 2° Semestre Noite

    ResponderExcluir
  26. O LEMARX é uma excelente fonte para a conpreenção da cítica à economia política e o pensamento de Marx sobre o capitalismo. O laboratório explica a concepção materialista de forma interdisciplinar e histórica. Explica toda a estarutura do sistema capitalista, seu surgimento, ascenção e crise de forma didática e histórica. Muito interessante!

    Fabíola Mota Flcão/SERVIÇO SOCIAL/UECE/NOTURNO/2° SEMESTRE.

    ResponderExcluir
  27. Incrível, estes slides são perfeitos e bastantes atuais e eles apontam refernências de como surgiram as sociedades de classes e os desenvolvimentos econômicos das sociedades.

    Os slides fazem um retorno ao tempo do surgimento da sociedades e explicam as características dessas sociedades, o seu desenvolvimento e as suas formas típicas de viver.

    Arnaldo Gomes da Silva - Curso de Filosofia - Noite.

    ResponderExcluir
  28. Os slides exploram o surgimento do homem, através , da teoria do Big Ben. Todas as transformações do homem e da natureza, na qual, ele está inserido. A desigualdade é o foco principal em discursão que se relaciona com a luta de classes e o capitalismo contemporâneo .Há, também, explicações sobre o conceito de trabalho e suas mudanças ao longo da história: Modo de produção primitiva ao modo capitalista.
    Brena Miranda da Silva SERVIÇO SOCIAL-Noturno 2 SEMESTRE

    ResponderExcluir
  29. Os slides nos apresentam de forma bem objetiva e detalhada a trajetória do homem desde o surgimento do universo até os dias atuais. Também nos mostram as primeiras concepções de trabalho e suas formas de organizações. Com essa eficiente descrição, conseguimos entender melhor a evolução humana e o desenvolvimento da sociedade. Começando pelo Modo de Produção Primitiva, passando pela produção Escravista, Privada, Feudal, até chegar ao Capitalismo. Tudo isso para uma melhor compreensão sobre a Economia Política; sobre o que é trabalho, valor de uso e valor de troca, propriedade privada, mais –valia, entre outros. Terminando com a apresentação do Brasil e da América Latina e sobre a atual situação no mercado político e econômico mundial dos respectivos países.
    Elane Cristina Matias Sousa
    Serviço Social- 2º Semestre( Noturno)

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Achei um material muito bom para complementar e fixar melhor nossos estudos. Pricipalmente pelo uso de imagens e gráficos.
    Natália Ferreira - Serviço Social_ Noturno - UECE

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Os slides apresentam de uma forma bem detalhada o surgimento do homem até os dias atuais, mostram também uma concepção sobre trabalho e as mudanças que foram ocorrendo com o passar do tempo. As crises ocorridas no sistema capitalista e o modo de produção. Muito interessante a apresentação dos slides e ajudam a ter uma maior noção do conteúdo apresentado.

    ResponderExcluir
  34. É fácil aprender com os slides, pois eles explicam de tudo um pouco, como se fosse um intensivo sobre nossa historia. Temos informações sobre o desenvolvimento da sociedade e evolução humana, pois deixa bem detalhado a evolução do homem, junto com sua formação do ser social. Fala também sobre a vida de Marx e Engels, suas trajetórias, trabalhos, pensamentos e "seguidores"...
    Aprofunda nosso conhecimento sobre o modo de produção primitiva (caça, pesca, colheita) até os tempos de hoje com o Capitalismo. Explicando sobre o valor de uso e de troca; burguesia e proletariado; divisão do trabalho; propriedade privada; mais-valia; até sua crise.
    Um dos trechos que mais me chamou atenção foi: "O desenvolvimento do trabalho humano determina um conjunto de relações sociais de produção e reprodução das condições de existência de uma sociedade humana, determinante no desenvolvimento individual e cultural de seus membros."

    Vaneska Tavares Leite Andrade
    Serviço Social – Noturno
    2° semestre

    ResponderExcluir
  35. Foi bastante contemplativa, um resumo integral da sociedade, desde o surgimento do universo, numa visao criacionista até os dias de hoje. perpassa por algumas sociedades importantes na historia, mostrando as mudanças sociais. ios modos de produçao como mudaram, a vida cotidiana os modos de pensar foram alterados, mas a soma de tudo que aconteceu tem suma importancia para definir a sociedade que temos hoje.
    Leandro Fernandes Valente/ Serviço Social Noturno 2 semestre

    ResponderExcluir
  36. Os slides são bons, mostram com riqueza o surgimento do homem, a evolução da sociedade, as primeiras idéias sobre trabalho, é bastante interessante para podermos fixar o conhecimento atual, fazendo uma referencia histórica até os tempos modernos.


    Naianna Silva Duarte Cavalcante
    Serviço Social - 2 semestre/ Noite

    ResponderExcluir
  37. Muito interessante esta forma de apresentar o surgimento da sociedade de classes. Esta apresentação nos permite visualizar o processo gradual de transformação da sociedade ao longo do tempo. Fazendo uma retrospectiva histórica, partindo do surgimento das primeiras formas de vida até a formação social dos dias atuais. Com esses slides podemos concluir que a hierarquização social esteve presente em todo o processo evolutivo da sociedade, havendo sempre uma classe dominante e uma dominada, uma desigualdade presente desde a pré história, com os primeiros hominídeos, passando pelo o escravismo, dando como exemplo as sociedades clássicas da Grécia, Roma, Egito. No feudalismo onde o domínio era exclusivamente do senhor feudal e o servo era explorado e o surgimento da socidade capilatista moderno, onde os proletários são explorados em nome do capital.


    Larissa Mendes Melo
    Serviço Social - 2° semestre/ Noite

    ResponderExcluir
  38. Muito interessante essa forma de abordar o assunto, já que vai desde os primordios do universo até as sociedades humanas complexas. Particularmente adorei a ilustrações da formação do universo e dos primatas. Enfim os autores usaram uma ótima ferramenta para a melhor compreensão do assunto nos dois slides. O segundo slide me chamou atenção a passagem dos modos de produção e seus principais pontos, e os tipos de produção capitalista, e as mazelas sociais deste modo de produção, e a definição rápida e simples do que é trabalho.
    LIZANDRA MEDEIROS DAS CHAGAS; SERVIÇO SOCIAL-NOITE

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Os slides mostram um recorte histórico do processo pelo qual enfrentou a sociedade até chegar aos tempos modernos, Marx utiliza o método dialético para explicar as importantes mudanças ocorridas na História da humanidade,ou seja o protagonista da História é a consciência de classe,pois a partir do momento que os proletários a tem são capazes de transformar a sociedade capitalista em uma sociedade sem classes. No entanto como foi dito em sala,o ser humano anda de mãos dadas com o sentimento individualista,pois esse comunismo surgiu a partir do momento em que foi percebido a necessidade da junção para um melhor comodismo e sobrevivência,tempos depois perceberam que não havia a necessidade de dividir o que era seu,já que uns possuíam mais coisas que outros surgindo a acumulação privada e o escravismo.

    ANA LYSIA MOUTA; 2ºsemestre; SERVIÇO SOCIAL; NOTURNO

    ResponderExcluir
  41. é bom os slites pois mostra que a economia de hoje não é natural e sim algo que o homem fez para justificar seu poder sobre o outro homem, mas podemos pensar em outro tipo de economia como Marx fala, de uma comunidade em que todos tenha vez e não apenas alguns.

    ResponderExcluir
  42. a cima é Francisca Arruda- Filosofia, noite

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Fazer estudos direcionados e pesquisas a cerca do pensamento de Karl Marx é sempre mhuito bom e dinâmico.

    Os Slides apresentados nos dá uma abrangência sobre o pensamento de Marx referente ao materialismo histórico e sua economia política.

    Seria interessante que a nossa Faculdade-UECE disponibilizasse de um laboratório sobre economia política que abordasse o pensamento e as teorias de vários estudiosos e filósofos dessa área, fazendo com nós alunos tenhamos a oportunidade de vivenciar de forma mais dinâmica e interativa os aspectos filosóficos dessa filosofia tão rica e histórica.

    A montagem de um laboratório sobre economia política, de certa forma, inovaria muito a prática de estudo e seria, ao mesmo tempo, um impulso estimulante para nós alunos e professores transcendermos as realidades e buscarmos realmente a satisfação de nossos anseios e as possíveis respostas para as nossa dúvidas e indagações.

    Gostei muito dessa perspectiva de ensino da Professora Débora, pois, esse trabalho interativo me ajuda muito a dessenvolver a minha prática intelectual, possibilitando uma aprendizagem maior e mais eficaz.

    Arnaldo Gomes da Silva -FILOSOFIA - UECE - Noite.

    ResponderExcluir
  45. Os slides são bem interessantes,pois, mostram desde o Big Bang até chegar ao Homo sapiens sapien, pasando pela formação das galáxias e a origem da vida. E apresentam também a evolução das relações humanas, passando do ser social até o capitalismo que conhecemos hoje.
    E estudar MARX é muito bom sempre e esses slides sobre materialismo historico e econimia politica serviram para abranger mais ainda as idéias o conceitos de Marx.
    Marx parte de individuos reais,tanto nas condições já encontradas,quanto das produzidas e podem ser verificads empiricamente.

    ALUNA: CAMILA SOUZA CORDEIRO
    Filosofia - UECE
    (Ética II - manhã e Economia Politica I - noite)

    ResponderExcluir
  46. Muito bom os slides, eles demonstram realmente como acontece todo o processo da nossa humaninade.
    Interessante e Didático.

    Gilmara Lopes Adriano-Filosofia-Noite

    ResponderExcluir
  47. Cada dia que passa mais me convenço de que a minha escolha pela Geografia foi certa.Olhando os slides sobre a formação do Universo,as transformações da terra,formação do sistema solar,depois o aparecimento das espécies,e do homem é incrível,apaixonante mesmo.
    E em relação as formas primitivas,rudes de trabalho são outros aspectos a serem discutidos,desde os tempos remotos até os dias atuais,a forma de dominação,exploração,as classes dominantes e a classe dominada,as desigualdades,lutas de classes,enfim todo um contexto muito atual.Gostei muito.

    Germana Oliveira/Geografia,Uece-noite.

    ResponderExcluir
  48. Os slides são muito interativos, e criativos.Tendo em vista que os mesmos mostram a concepção materialista da história, desde o princípio,passando por toda evolução do homem, até os dias atuais, em que temos o capitalismo como "patrão".
    E nessa construção histórica fazer uso do conhecimento tanto biológico, quanto histórico foi muito didático.
    Jorgilene Vieira-Filosofia-Noite

    ResponderExcluir
  49. É sempre interessante encontrar fontes mais dinâmicas e interativas para pesquisar algum assunto especifico. O site é muito bom e nos permite, de uma maneira geral, observar a noção da história materialista, colocada por Marx. Gostei bastante.
    Paulo Antônio Saraiva Pereira Velente - Filosofia - Noite.

    ResponderExcluir
  50. Adorei mesmo! Os slides nos dão uma grande visão de toda história do universo e do homem. Vai dos primórdios até os nossos dias! Os vários aspectos são muito bem colocados, desde uma noção natural da história até, sobre um ponto de vista marxista, a noção do materialismo histórico no estudo da própria história.
    Sara Raquel Mota Moreira - Filosofia, noite.

    ResponderExcluir
  51. Os slides mostram o contexto histórico-político do século XIX,mostrando também as diferentes etapas intelectual político, a problemática marxista, lutas socias, o materialismo contando a história de cada um.


    Cintia da Silva Soares-Geografia - Noite.

    ResponderExcluir
  52. Podemos ver através dos slides, bastante criativos e interativos, a concepção materialista da história, desde o ínicio dos tempos,
    passando por toda evolução do homem, até os dias de hoje em que temos o capitalismo como base fundamentalista da economia
    atual. Usando de dinamismo histórico e unindo isso ao conhecimento biológico, torna o entendimento da coisa, bem mais
    didática e mais assimilável.


    Bruno Raniere - Filosofia - Noite

    ResponderExcluir
  53. O retrospecto é importante para sabermos sobre o ínicio do capitalismo, as transformações ocorridas e a contextualização no aspecto sócio-econômico-cultural até os dias atuais.

    Euridan P. da Costa – Serviço Social – 2º Semestre - Noturno

    ResponderExcluir
  54. Bem interessante os slides. Consegui fazer uma retrospctiva nos acontecimentos históricos que tanto Marx defendia. Marx utilizou o método dialético para explicar as mudanças importantes ocorridas na história da humanidade através dos tempos. Ao estudar determinado fato histórico, ele procurava seus elementos contraditórios, buscando encontrar aquele elemento responsável pela sua transformação num novo fato, dando continuidade ao processo histórico.

    Marx desenvolveu uma concepção materialista da História, afirmando que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada constitui o fator determinante da organização política e das representações intelectuais de uma época.

    Aline Sales de Almeida 0968496 Geografia/Bacharelado

    ResponderExcluir
  55. Bastante interessante ver como tudo começou e sua evolução, na concepção de Marx claro =)

    FLÁVIA LIMA DA SILVA- SERVIÇO SOCIAL - NOTURNO

    ResponderExcluir
  56. Achei os slides uma forma bem sucinta e eficiente de oferecer uma visão das relações sociais desde a sua gênese até os dias atuais. Citando os diferentes modos de produção e alguns de seus defensores estudiosos.

    Rosa Janaclece - Economia política/noite (curso de Geografia)

    ResponderExcluir