segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nosso interesse!

Bom dia!! abaixo dois links importante para nós.

O primeiro é aquele vídeo sobre a HISTÓRIA DAS COISAS,  o qual eu pedi que vocês assistissem para comentarmos na aula que vem. É um vídeo básico mas bastante interessante.

http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E

Esse segundo Link é uma entrevista com o analista financeiro Zeidan, e fala sobre o temido "Apocalipse Financeiro" e crise econômica, na ultima aula, tanto na filosofia, quanto no S. Social falamos sobre problemas bastante atuais, e surgiram dúvidas sobre a crise financeira-econômica, como nosso tempo não é hábil para tratarmos de tantas questões a colega Emanuella Lopes, do S. Social, enviou a entrevista a seguir que é bastante interessante.
http://cienciahoje.uol.com.br/podcasts/Apocalipse%20financeiro.mp3/view

Os comentários nesse post não são obrigatórios, mas, como sempre, serão muito bem vindos!
Boa semana para todos!

23 comentários:

  1. Video bastante interessante de como o Capitalismo manipula as mentes das pessoas para que elas se tornem super consumista e assim acaba destruindo a natureza e a nós tbm no futuro talvez não muito longe.

    Jéssica Torres-Serviço Social/Bach Noturno 2º semestre.

    ResponderExcluir
  2. é realmente interessante o vídeo, pois mostra os defeitos e as soluções também que parecem idealista mais pode ser possível. e o que é importante é perceber como se originou essa necessidade de consumo exagerado e os meios de se manter ( aquela parte que mudam-se apenas uma peça e a função continua a mesma mais exigem novas embalagem) e o nosso meio nossos "amigos" influenciam a aderir, pois quem é que gosta da fama de atrasado ou de pão-duro? e se a mídia faz a sua parte em instigar ao consumo, nós deveriamos aderir a sermos consumidores conscientes e cidadãos compromissados com a sustentabilidade do planeta

    ResponderExcluir
  3. Sobre o vídeo:

    Gostei! O vídeo é interessante e nos faz pensar. Traz à tona condições necessárias para a sustentação do sistema. Um pouco sensacionalista, pois alguns dados citados precisam de referências, como o exemplo da floresta amazônica.

    Apesar disso, o principal tema é a Economia de Materiai. Como podemos movimentar o mercado economicamente viável e sustentável? E quando falo 'economicamente', refiro-me tambem à natureza e ao bem-estar humano.

    Este mesmo mercado, por possuir fundamentos neoliberalistas, faz com que as grandes Coorporações (instituições privadas) e o Estado permaneçam num jogo de interesses, onde a gangorra é o capital. O resultado será a exploração de tudo e de todos.

    Interessante o dado que os EUA possuem menos de 4% de floresta nativa e que se todos os países tivessem o nível de consumo dos norte-americanos precisaríamos de 4 planetas Terra, entretanto, como só possuem um EUA, exploram outros países!

    As informações que dispomos acerca do que vivemos realmente não são muitas, o que fica claro quando é dito na 'exteriorização dos custos de produção', que o valor real de cada produto não é aquele pago pelo consumidor final, e, sim, é ao longo de toda cadeia produtiva através da negação de direitos de trabalhadores e, porque não dizer, da exploração e até, escravismo.

    Não por menos, os meios de comunicação, enfatizado principalmente a televisão, trabalham em cima da promoção do consumismo para manter a lógica deste mercado ativa para gerar as receitas, os lucros e as riquezas. O viés usado vem de dois termos: a Obsolescência Planejada, aquilo que percebemos quando os bens de consumo ficam cada vez mais frágeis, pois realmente tais são planejados com esse fim; e a Obsolescência Perceptiva, onde vai alienar intensivamente para o consumismo, através da propaganda pela estética, pela moda, pelo pseudo conforto.

    E agora, quem poderá nos ajudar? Agora entra alguns termos como sustentabilidade e equidade, química verde, zero resíduos, produção em ciclo fechado, energia renovável e economia locais vivas.

    Um termo bastante utilizado para podermos delinear os recursos naturais de fabricação de qualquer coisa e até mesmo as formas de vivência é a 'pegada ecológica' que, em termos gerais, é o indicador de sustentabilidade usado para gerenciar os recursos materiais e energéticos. O livro Pegada Ecológica e Sustentabilidade Humana traz, inclusive, alguns mapas de referências das necessidades de fabricação de alguns produtos nossos.

    David Barroso

    ResponderExcluir
  4. De vez enquando escuto questionamentos de muitos estudantes que me indagam com até certa frequência: o que o Serviço Social ou que a ciência humana tem haver com as questões ambientais? Responder essa pergunta para mim é difícil pois já conhecia o vídeo então cada vez que o vejo mais faz pensar em novos questionamentos alem do que tenho que enumerar diversos pontos e fazer com que esses questionamentos se relacione entre si.


    Então vamos responder este questionamento explicitando a curta metragem "A história das coisas".

    Desde pequenos o ensino escolar nos ensina a distinguir os elementos que estudamos, é o que chamamos de "matérias" ou simplesmente disciplinas. Não nos importamos ou/e nos é apresentados a forma com essas "matérias" funcionam no nosso dia-a-dia. Se pararmos para pensar essas "matérias" estão interligadas uma nas outras, ou seja, as disciplinas devem ser explicadas de formas transversal contextualizando a nossa realidade. Percebemos então o quão frágil é o nosso sistema de ensino, pois explicita, orienta os alunos de forma mais simples, "didática", porém dificilmente estimula o aluno a pensar de forma interdisciplinar. Por isso e entre outros motivos que alguns alunos não percebem que a questão ambiental está além das teorias biológicas! A questão ambiental é urgente, transversal e acima de tudo trata-se de uma disputa política de poderes!

    No início do vídeo "A história das coisas" mostra que a nossa economia de materiais esta inserido num contexto de um "sistema em crise". Desde que o mundo é mundo o homem extrai recursos naturais finitos, degrada o meio ambiente e acumula riquezas naturais para formulação de novos objetos, processo esse que se intensificou com a Revolução industrial. Estamos destruindo o planeta para sustentar o nosso modo vida capitalista "do ser", "do estar" e "do ter" e quem não possui não representa muita coisa no sistema.

    Uma abordagem de extrema importância extraída do vídeo foi a forma como o analista vendas americano Vitor Lebow citou:
    " A nossa enorme economia produtiva exige que façamos do consumo a nossa forma de vida e tornemos a compra e o uso de bens em rituais que procuremos a nossa satisfação espiritual e satisfação no nosso ego no consumo, precisamos que as coisas sejam consumidas, destruídas, substituídas e descartadas a um ritmo cada vez maior"

    ResponderExcluir
  5. Percebemos que o modo capitalista de pensar foi implantado de forma "absolutista", como se fosse impossível instauramos um novo sistema que favorece a todos.

    Para Foucault, na política, o capitalismo é compreendido em cinco fases. A primeira é o nominalismo em historiografia, ou seja, a não existência do mundo e do pensamento. Isso explica "o poder" compreendido de forma ramificada, "pulverizada", capaz de mudar a sociedade. O segundo conceito refere-se a "arte de governar". O terceiro discorre sobre o liberalismo clássico, que propicia um governo de "fobia do estado" para implementar um ideal de auto governo. A quarta doutrina cita o ordoliberalismo alemão, o "estado de direito" e o empresariamento da sociedade. A última doutrina é a do neoliberalismo norte americano, que esta ligado á racionalidade econômica e ocorre até a atualidade.

    Podemos ainda citar o uso indiscriminado de alimentos geneticamente modificados que não seguem a lei da rotulagem, pois ela de fato não é cumprida no Brasil. Então, qual é o poder que as empresas possuem em relação ao estado? As empresas Bunge e Cargil plantam soja transgênica e fabricam produtos com essa soja. Seu cultivo é prejudicial a agricultura sustentável. Em relação a alimentação humana, os efeitos ainda são desconhecidos. Porém esse produto é comercializado livremente no Brasil, diferentemente de no mercado europeu, que rejeita o mesmo.

    Gosto muito do livro do István Meszáros , Produção Destrutiva e Estado Capitalista, sugiro até quem quiser se aprofundar no tema. Não vou comentar para não me estender muito.

    Finalmente, O vídeo mostra que hoje já existem novas ecolas baseadas no conceito de sustentabilidade e equidade, química verde, zero resíduos, produção em ciclo fechado, energia renovável e economia local viva. De uma forma em geral, o assistente social "tem muito" desse papel pedagógico de promover educação, principalmente no que diz respeita a educação ambiental.


    Deixo a leva para quem quiser conferir o material e informações do nosso minicurso de preservação e sustentabilidade da unidade de conservação da sabiaguaba, um projeto dos alunos e alunas da UECE do Serviço Social, Geografia e Biologia.

    http://minicursoucsabiaguaba.blogspot.com/


    Fabiana Moreno- Serviço Social- Noturno

    ResponderExcluir
  6. O video mostra como o capitalismo ilude as pessoas, que são vitimas do consumismo exacerbado contribuindo para caos no planeta.Como somos induzidos a consumir cada vez mais.Muitas vezes nao nos damos conta do processo degradativo em que no envolvemos.
    Elly Ângela Ferreira Magalhâes
    2° semestre - Serviço Social - Noturno - UECE

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Esse vídeo é muito interessante. Infelizmente essa é a realidade do mundo. As pessoas estão valorizando mais o material, do que sua própria família, já que tem que ‘se matar’ de trabalhar para poder ‘consumir desesperadamente’ sem ter tempo de ter uma vida social e familiar estabilizada. Outra coisa que preocupa é o que eu já ouvi pessoas dizendo sobre a reciclagem, argumentando o seguinte: “Ninguém faz isso (reciclar). Se eu fizer ou não fizer não vai fazer diferença nenhuma, eu sozinho não posso salvar o mundo, por isso eu não me preocupo em separar lixo!”. Existem muitos pensamentos iguais a esse. Realmente ninguém pode salvar o mundo sozinho, mas cada um deveria fazer sua parte.
    Sobre o 'Apocalipse financeiro', foi muito engraçado essas previsões de caos financeiro caso o teto da dívida não fosse elevado para o Estados Unidos.

    Sheylianne da Silveira Lopes
    Serviço Social noturno - UECE

    ResponderExcluir
  8. O vídeo mostra o retrato da sociedade estadunidense, identificado pelos ideais de consumismo continuo, que faz emergir a cultura do “ter” sobreposta a do “ser”, pois o que são os valores, as heranças culturais, as etnias, em meio a esse caos? Não ganham expressividade, se tornam obsoletos, tais como os objetos que saem de moda de maneira efêmera. Tal modo de vida reflete como uma luz intensamente brilhante no mundo inteiro, invade a cultura europeia, latino-americana e oriental. Não usa mais a coerção, a força bruta, pois teme a vida de um soldado norte-americano, usa a ideologia mascarada nas imagens, e por assim dizer a “videologia”, a sedução expressa em bits e videoclipes, como afirma Benjamim R. Barber, que por incrível que pareça é um crítico estadunidense.
    Como resultado desse processo percebemos o grau de maturação que a destruição do planeta se encontra, não se trata de usar a demagogia para descrever a situação do meio ambiente, e sim de alertar ainda mais sobre as conseqüências inatas dessa teia que envolve extração, produção, consumismo e tratamento de lixo. Em um trecho do vídeo comenta-se que os seres humanos são os responsáveis por tal processo, sim, as pessoas o criaram, logo também podem criar outro meio de entrelaçar sociedade e natureza. Seria Utopia?
    Antonio Israel Carlos/UECE/SERVIÇO SOCIAL/NOTURNO.

    ResponderExcluir
  9. Já tive a oportunidade de ver esse vídeo assim que entrei na faculdade, achei interessante, mas não analisei de uma forma crítica, agoro depois de ter adquirido um poco mais de conhecimento pude perceber que realmente é retratado no vídeo de maneira fiel a nossa realidade, pois o capitalismo nos ludibria, nos seduz, nos encanta e ao mesmo tempo nos engana, triste, mas real.
    Podemos perceber também, como é devastoso esse consumo exacerbado de objetos úteis e inúteis, em que as pessoas e mundo sofrem e sofreram cada vez mais com esse consumo descontrolado.

    Ana Lysia Mouta da Silva-UECE- 2° semestre-Serviço Social-Noturno

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o vídeo, nos faz percebermos a realidade que vivemos sob uma ótica geral. Entender o sistema, como tudo funciona, e de que forma contribuímos para que tudo isso seja o que é. Fala da escassez de recursos, da destruição que o homem vem causando ao planeta,e da poluição ambiental que produzimos para que nossos bens materiais sejam feitos, bem como da exploração humana nas fábricas.Explicando, assim, todo o processo produtivo e a riqueza das corporações.Trata de como são gerados os impostos,do impacto ambiental pela adição de tóxicos na fabricação de bens,e também de como funciona o processo de reciclagem. Discorre quanto a inferiorizar custos, equidade e sustentabilidade e das crises do sistema capitalista. O coração do sistema está com problema, o homem precisa ter limites, e nossos governantes nos mandam ir às compras para ajudarmos o país. O consumo está ligado à felicidade, a obsolescência dos bens é criada pelo homem e não pelo tempo. A publicidade invade nossa casa e a propaganda nos faz sermos aquilo que não somos; e o que realmente importa aquilo que nos é subjetivo, deixa de ser importante.

    "Precisamos salvar o meio ambiente, gerar uma produção limpa, fazer valer os direitos do trabalhador, criar um comércio justo, fazer um consumo consciente, recuperar nossos governantes para resgatarmos o Governo, tomarmos consciência do que está acontecendo e transformarmos a situação."

    Liana de Fátima Barbosa

    Serviço Social 2° Semestre Noite - UECE

    ResponderExcluir
  11. Vido interessantíssimo! Muito esclarecedor! por mais que tenha sido uma exposição básica sobre todo esse meio que nos inunda, é bem realista no tocante a colocar o dedo na ferida, como se costuma dizer, talvez o fato de acharmos utopia certas soluções colocadas seja também uma estratégia deste mesmo meio.

    Paulo Antônio S.P. Valente - Filosofia\uece - economia politica

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o vídeo, um murro do estômago! Toda uma sistemática que existe para nos convencer que algo que compramos mês passado já não nos serve e que necessitamos de algo que seja mais novo, necessitamos consumir! Que mundo lerdo que não percebe a tristeza que há em colocar seus sonhos em um sistema que te escraviza!

    Sara Raquel Mota Moreira - uece\filosofia - economia politica

    ResponderExcluir
  13. Ótimo vídeo, explica como funciona o sistema capitalista, e o que realmente é a Economia Política Mundial, ressaltando os efeitos da crise e a interdependência das nações. O Brasil, diferentemente das épocas de disparo da inflação, anda em ritmo com o mercado mundial; ou seja, se a economia mundial cresce ou cai a brasileira vai junto. Nos últimos tempos, devido às exportações para a China, houve um significativo aumento na oferta de empregos no Brasil.
    Apesar de a China ter mostrado certo desaceleramento do crescimento, da Europa está em recessão, e da fragilidade norte americana, o mercado interno brasileiro encontra-se em crescimento. Mesmo assim, essa conjuntura alerta para um cenário ruim a médio prazo. Atualmente, o Brasil possui reservas cambiais investidas em títulos públicos norte-americanos. Qualquer queda na bolsa significa o aumento da taxa de juros. Caso os E.U.A. não tivesse conseguido o aumento do teto de sua dívida, o esperado seria o temido calote financeiro. Nessa situação os pagamentos seriam feitos por escalonamento, ou seja, ordem de "prioridade”; inclua que tal país tem como precedência os juros das dívidas. A crise política geraria a queda dos mercados mundiais e significaria o fim de muitos.
    Em meio a tudo isso, uma possível solução seria os norte-americanos irem às compras, e o país gerar mais exportação e comprar mais produtos nacionais. Enfim, o acordo feito pelos E.U.A. representou o "estacionamento" da crise.
    Liana de Fátima Barbosa
    Serviço Social UECE

    ResponderExcluir
  14. O vídeo é instigante,nos faz parar para pensar de que forma nós vivemos,o consumismo exarcebado,as falsas ilusões do ter,como válvula de escape para as nossas "desilusões",a falsa sedução das coisas materiais,o desespero para consumir,as palavras de ordem,tais como:COMPRE,USE,ABUSE,BEBA,A VIDA É BONITA,MAS PODE SER LINDA...essa última frase é de um comercial de cosméticos,q vende a falsa ilusão de felicidade,entre outras...

    ResponderExcluir
  15. O vídeo é bem interessante e, nos faz é entender todo o processo que envolve o modo de produção capitalista e no consumo exagerado e inutil que muitas vezes somos " obrigados " a fazer, pois se não consumimos somos tidos pelos outros por ultrapassados e a mídia faz muito bem o seu papel de nos enfeitiçar pelo produto que é objetivo de venda. Contribuimos para tornar o planeta um CAOS, cada dia que passa com tanta poluição.
    ANDREA MENEZES DA SILVA- 2o SEMESTRE- NOITE- UECE.

    ResponderExcluir
  16. O vídeo é bem interessante, pois trata da questão de como o capitalismo produz e como sua excessiva produção faz com que o homem fique tão alienado que nem mesmo sobra tempo para usufruir sua vida. Como uma típica americana, a atriz que narra o vídeo mostra como o lixo é produzido, o percurso da produção até chegar ao descarte. Já havia assistido o vídeo no curso de Design de Moda é realmente esclarecedor.

    Karoline Alves da Silva - Filosofia - Noite

    ResponderExcluir
  17. video bastante inteligente e proveitoso. aborda como funciona o sistema capitalista relacionando o modo de produção e cosequencias que as pessoas sofrem. primeiramente com degradação ambiental . mostraq como o mesmo ilude as pessoas fazendo com que estas consumam compulsivamente.
    a parte mais interessante quando passa a cena do valor do radio de R$ 4,99, mostra quantas pessoas alienadas a respeito das coisas que compram , de onde saiu o material e quem sofre a consequências do consumo compulsivo
    video muito interessante!!!!!!!!!
    Leandro Fernandes Valente SERVIÇO sOCIAL NOTURNO-2 SEMESTRE

    ResponderExcluir
  18. O vídeo é interessante, fala de um sistema linear capitalista, mostrando suas etapas. Aborda que o capitalismo explora o meio ambiente e escravisa o consumidor. O consumo alimenta o ego. O consumismo, a tecnologia por exemplo, sempre esta com algo mais avançado, fazendo assim o consumidor a descartar o antigo. A publicidade instiga a comprar e assim vem a pergunta: O que faz você feliz? O ciclo trabalhar - ver anúncios - comprar. Ritmo de consumidor, sem pensar que o que estamos descartando pode prejudicar o planeta. Pra onde vai tanto lixo? Reciclagem? Lixão? Aterro? A reciclagem não é suficiente, pois a grande parte do lixo não reciclavel. E o capitalismo nos deixa escravos do consumismo, compra, joga fora.

    Cintia da Silva Soares- Geografia - Noite.

    ResponderExcluir
  19. Não há um vídeo que retrate de melhor forma a situação crítica que nos estamos vivendo, a degradação do meio ambiente, a poluição desenfreada.
    Eles nos mostra como o capitalismo manipula as pessoas e forma seres indimensionais, seres incapazer de produzir uma visão crítica do sistema. O consumismo exagerada que está dominando essa nova raça de homens e mulheres.
    O avanço desenfreado da tecnologia, a degradação do meio.

    NAIANNA SILVA DUARTE CAVALCANTE
    SERVIÇO SOCIAL/ NOTURNO

    ResponderExcluir
  20. Esse vídeo eu já havia assistido! Até baixei para meu computador para mostrar para meu pai. Ele deveria ser mostrado sempre em escolas, pois temos que abrir a mente deles desde pequenos!

    Vaneska Tavares Leite Andrade
    Serviço Social – Noturno
    2° semestre

    ResponderExcluir
  21. Muito interessante esta forma de apresentar o surgimento da sociedade de classes. Esta apresentação nos permite visualizar o processo gradual de transformação da sociedade ao longo do tempo. Fazendo uma retrospectiva histórica, partindo do surgimento das primeiras formas de vida até a formação social dos dias atuais. Com esses slides podemos concluir que a hierarquização social esteve presente em todo o processo evolutivo da sociedade, havendo sempre uma classe dominante e uma dominada, uma desigualdade presente desde a pré história, com os primeiros hominídeos, passando pelo o escravismo, dando como exemplo as sociedades clássicas da Grécia, Roma, Egito. No feudalismo onde o domínio era exclusivamente do senhor feudal e o servo era explorado e o surgimento da socidade capilatista moderno, onde os proletários são explorados em nome do capital.

    LARISSA MENDES MELO
    SERVIÇO SOCIAL / NOTURNO.

    ResponderExcluir
  22. PERFEITO!FOI A MELHOR FORMA E MAIS SIMPLES DE SABERMOS COMO ESSE SISTEMA CAPITALISTA NOS MANIPULA E NOS FAZ MAL!!!

    ALINE MONTEIRO-SER. SOC. NOTURNO

    ResponderExcluir