terça-feira, 27 de março de 2012

Resenha do Livro: Economia Política - Paulo Netto e Marcelo Braz



http://pt.scribd.com/doc/57705386/Resenha-Livro-Economia-Politica


Deixem seus comentários sobre a resenha e abaixo um link para descontrair:




Capitalismo!

descontrair um pouco.... mas sem deixar a crítica de lado!

Não sou a fã número um do Jô mas... vale a pena.

Deixem seu comentários!

http://www.youtube.com/watch?v=1pCUOMTpOs0&feature=related

10 comentários:

  1. Esse vídeo do Jô é bestinha, mas interessante ver a visão de cada país através de suas principais características...Também não gosto do Jô. Mas é uma forma lúdica de interpretar o Capitalismo. E lógico como sempre o brasileiro na pior.

    ResponderExcluir
  2. Também não sou lá grande fan do Jô, apesar dele ter algumas sacadas muito legais. Interessa é justamente pensar as varias formas de capitalismo, não só de uma forma negativa. Penso que inevitável que o capitalismo traga mais problemas que benefícios, pois sempre vai engradecer uma classe e diminuir outra, mas quando se pensa nesses problemas, se gerar a curiosidade para pensar nas soluções, logico que pode parecer uma visão bem otimista, não nego isso, mas todas transições de economias e poderes na historia, foram criadas através desse pensar os problemas, numa visão global adequada a cada particularidade. Trazendo para nossa realidade, a falta de memoria histórica e os problemas gerado pela má política instituída, são fatores que retardam esse pensar a solução.

    Bruno Rodrigues da Costa

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, não sei por qual motivo, Carlos Alberto Trípoli, autor desse texto, escolheu o Jô Soares para apresentá-lo em seu programa! Ele pode ser um bom diretor teatral, escritor, falar cinco idiomas, etc, mas está muito distante de ser um grande humorista. Mas vamos ao texto em questão: repare que logo no início, o autor escreveu o seguinte: "No capitalismo ideal você tem duas vacas, vende uma, compra um touro, vende o rebanho e se aposenta." Realmente esse seria o modelo ideal dentro de uma sociedade capitalista de produção. O problema é que, o crescimento constante das disparidades sociais é um dos principais fatores negativos do capitalismo. Sem dúvida alguma é um sistema que tem uma grande capacidade de gerar riquezas, mas por outro lado peca na sua distribuição. No Brasil, por exemplo, o empresário Eike Batista tornou-se o oitavo homem mais rico do mundo, com uma fortuna de cinquenta bilhões de reais. Imaginem, senhores, por que tamanha riqueza concentrada nas mãos de uma só pessoa? O que leva um homem a achar que necessita de tanto para sua realização em detrimento do sofrimento de muitos?. Eduardo Sydney Matias.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal Vcs estão esquecendo de fazer o comentários sobre a Resenha, estão se concentrando só no vídeo. Comentem a resenha que está logo acima.

    ResponderExcluir
  5. A resenha, assim como, o livro é bastante explicativa e de linguagem clara e compreensível. O autor começa esclarecendo desde a introdução do livro e segue fazendo uma divisão de assuntos de acordo com a sequencia dos capitulos. Achei muito importante o argumento final de que, o livro não pode ser substituído por nenhuma outra leitura, ele é apenas uma introdução.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da Resenha, mostra com bastante clareza a proposta essencial da obra. Um texto simples, de fácil compreensão. Muito bom.

    ResponderExcluir
  7. A resenha aqui exposta, de Rodrigo Castelo Branco, é totalmente objetiva e prática quando se trata de chegar a principal intenção de José Paulo Netto e Marcelo Braz, com o seu escrito(Economia política: Uma Introdução crítica). Uma obra de cunho facilitista mas que de maneira alguma pretende substituir a leitura obrigatória dos grandes classicos de Karl Marx e de todos os outros estudiosos da Economia Política que o sucederam. Percebemos a forte influencia de Marx no desenvolvimento crítico deste manual, assim como uma de suas principais obras, "O Capital".
    A obra de Braz e Netto irá resumir de forma simples e objetiva, o que era a real intenção dos autores; toda a grande complexidade que foi a história econômica e política dos séculos passados, e que Marx irá retratar tão minunciosamente em sua obra bastante densa, "O Capital".
    O que posso afirmar que chamou minha atenção foi o fato de, no início da resenha termos um pequeno texto de entrada do grande escritor Bertold Brecht, e que acredito ser, as palavras deste texto, o fundamento para se estudar toda essa história econômica e política que deu corpo e profundidade aos grandes escritos de Marx.

    Irlaneide Vitor

    ResponderExcluir
  8. A resenha é simples e objetiva. Serve como texto introdutório e tem como principal função motivar o leitor a fazer a leitura do livro "Econômia Política" de Braz e Netto. O leitor é levado a descobrir as interessantes e obscuras fascetas do fascinante capitalismo que a tudo e a todos permeia e envolve.

    George Herculano

    ResponderExcluir
  9. A resenha traz elementos para melhor entendermos o livro texto adotado. Também destaca a linguagem simples que facilita a leitura e reflexão dos alunos.

    Marcos Santos

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo Castelo Branco, no início de seu trabalho, nos traz a informação de que o escritor de peças teatrais, Berthold Brecht, engajado na produção da emancipação humana, tinha como objetivo maior a busca de textos acessíveis à classe trabalhadora.

    Para Brecht, os textos escritos pelos frankifurtianos, sobretudo Adorno e Horkheimer, foram responsáveis pelo desenvolvimento de uma linguagem de difícil acesso aos iniciados e, assim, pelo surgimento de um abismo entre suas teorias e a ação revolucionária.

    De acordo com Castelo Branco, somente após os conturbados anos da década de 1990 foi que os intelectuais ligados ao marxismo, voltaram a produzir textos direcionados para a grande massa de não iniciados. Dentro dessa produção literária, destaca a importância do livro Economia política: uma introdução crítica, de autoria de José Paulo Neto e Marcelo Braz.

    Faz, ainda na sua resenha, uma radiografia acurada de toda essa publicação, destacando aquilo que mais lhe impressionou em cada capítulo. Ao findar, realiza um alerta, mesmo considerando a obra como um “guia útil de primeira aproximação à crítica da economia política” e apesar da excelência do conteúdo analisado, de que nada substitui a leitura obrigatória dos textos clássicos e originais de Karl Marx.

    ResponderExcluir