quinta-feira, 8 de março de 2012

HISTÓRIA DAS COISAS

Assistam o vídeo e em seguida deixem seus comentários.

http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E

Boa semana!

21 comentários:

  1. O vídeo demonstra aspectos negativos do atual sistema de produção capitalista e as formas de alienação da gente quanto a esse quadro. Porém, ressalvo o inegável progresso que o sistema promoveu na sociedade. Claro que sinto a necessidade de reinventá-lo para superar os "mal feitos" que ele proporciona.
    Marcos Antonio A. dos Santos - Aluno UECE.

    ResponderExcluir
  2. Passamos de uma sociedade capitalista de produção para uma sociedade capitalista de consumo, o que é muito pior. Aquela ideia cartesiana do homem como sujeito, ou seja, "penso, logo existo", parece que ficou para trás. Na realidade, somos, sim, objetos dessa sociedade consumista, onde a lógica do ter está cada vez mais atrelada as nossas vidas. Esse vídeo mostra com bastante coerência todo esse processo. O reflexo desse modo de vida torna as pessoas cada vez mais infelizes. Na alegoria da caverna, acho que está no livro sétimo da República, Platão faz uma brilhante comparação entre o mundo das formas e o mundo das coisas. E esse mundo em que vivemos, parece estar muito longe do mundo ideal, que para Platão seria o mundo das formas. Gostei muito do vídeo. Eduardo Sydney Matias Lima.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O filme, “A História das Coisas” trata dos problemas resultantes do sistema capitalista, o qual tem nos Estados Unidos da América o seu maior representante.

    Pode-se destacar, dentre os diversos aspectos abordados, o consumo excessivo de bens que, para atender uma demanda cada vez maior do sistema,no processo de fabricação, utiliza quantidades extremamente significativas de recursos naturais do planeta.

    Mostra, ainda, a necessidade de se buscar outro modelo de sitema, diferente do estabelecido, o qual valorize o ser humano e possa conviver de maneira mais harmônica com o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  5. Na sociedade em que vivemos, onde o consumo é visto como algo vital, quase como respirar ou beber água; estamos sujeitos a participar como ativos da destruição do nosso planeta, assim como participamos, a todos os dias; a destruição dos princípios éticos e morais, que deveriam existir dentro de uma sociedade. O vídeo nós mostra claramente a nossa acomodação e alienação perante a sociedade de consumo. Nós estamos tão estagnados na sobrevivencia que, o fato de trabalharmos para alimentar o capital tornou-se comum e rotineiro.
    Assim como existem vários artifícios utilizados por uma via chamada propaganda, cujo objetivo não é outro se não o de alienãção e velamento do real, substituído por uma falsa comodidade causada pelo consumo de coisas de que não necessitamos; possuímos também artifícios para não mais compactuarmos com essa sociedadedo consumo desenfreado, onde o único fim é a destruição de todos os recursos naturais que nos restam, e como consequência a nossa destruição e a do nosso planeta.

    Irlaneide Vitor
    UECE
    Filosofia
    Noite

    ResponderExcluir
  6. Sobre o vídeo: "A História das Coisas"

    Sabemos que os idealizadores deste modo de produção destruidor são os capitalistas e os governos dos nossos vários mundos, seja o desenvolvido, o em desenvolvimento, o sub-desenvolvido ou outro qualquer. Aliás estas denominações foram criadas estrategicamente pelos governos, os capitalistas e seus apoiadores que só pensam em acumulação de falsas riquesas.
    O modelo é predador tendo pouco o que se aproveitar. Está levando o nosso planeta ao fim com o esgotamento de seus recursos naturais e com a geração da poluição venenosa. Como consequência acarretará a extinção da raça humana bem como de todas as forma de vida do planeta Terra. Se assim continuar nossa casa será apenas mais um dos incontáveis planetas mortos suspensos no espaço.
    As fronteiras não existem. Só temos um planeta, uma casa. Não precisamos de oráculos, escolhidos ou salvadores. Cada um de nós precisa mover-se, ter atitude diante deste quadro obscuro.

    George Herculano
    UECE
    Filosofia
    Noite

    ResponderExcluir
  7. O vídeo mostra uma realidade capitalista bem a la EUA,onde é possível identificar facilmente que para poder desenvolver o esquema consumista não é necessário pensar em bem estar de quem faz essa maquinaria funcionar. Mostra também a falta de bom senso quando é para explorar bens de outros países. O que mais impressiona é a diminuição da durabilidade de seus produtos o que não acontece por acaso,já que para poder garantir que a bolsa não quebre novamente por falta de consumidores faz-se necessário fabricar um produto que dure menos para que assim o consumidor possa logo logo estar comprando novamente transformando assim em um ciclo.

    ResponderExcluir
  8. Video muito interessante sobre os "efeitos colaterais" do consumo. Faz-nos questionar se realmente necessitamos ser tão consumidores. O video mostra, de modo claro, o tripé sobre o qual o consumo se apóia: Governo, grandes companias e nós (consumidores).É importante notar a ideia de consumo consciente, ou seja, aquele que transforma o ato de consumo em uma atividade permanente na vida da maioria das pessoas. O consumo, quando consciente, vai além do atendimento das necessidades individuais e, tudo isso, tem reflexo na sociedade, economia e meio ambiente.

    Marcos A. Silva-Filosofia/Noite

    ResponderExcluir
  9. Achei o vídeo muito interessante, demonstra a política consumista dos eua, entre outros aspectos. Uma dica de vídeo muito boa para passar e discutir em sala de aula para alunos de escola, por exemplo. O consumo torna-se cada vez maior, e as pessoas tem mais necessidades a cada dia, os recursos vão se tornando cada vez mais menores, devido a essa contrapartida. E se percebemos mais ainda, nós não somos mais conhecidos nos dias atuais como pessoas, sim como consumidores.

    ResponderExcluir
  10. Apesar da ciência insistir em ajustar a existência com toda sua infinitude em modelos reconhecidos e (idealmente) fiscalizados epistemologicamente, é um devaneio aprisionar um segundo que seja do real. Para enxergar mais claramente é preciso fluidez nas escalas de tempo-espaço, aproximando-se da complexidade e do emaranhado do viver. Os modelos fechados, lineares, unitários e totalizantes, por mais presentes que possam ser em nosso cotidiano, não servem para traduzir ou pensar a realidade nas aspirações da ciência, isto é, de um conhecimento, ainda que pequeno, verdadeiro. O vídeo nos chama à reflexão sobre algo que pode parecer a muitos contrário à ciência e ao conhecimento. O consumo já é discurso cansado nas academias, mas ainda são fortes as tentativas de enquadrá-lo em binarismos maniqueístas ou em vaidosas proposições que, não vendo a questão por inteiro, explicam-na como tal. Mas a produção e o consumo de recursos, artefatos e serviços, quando bem-utilizada, sabendo respeitar homem e ambiente, poderia ajudar justamente no reparo dos maus que esse processo hoje causa. Olhando para as trajetórias daquilo que consumimos, não só percebemos momentos inusitados, de consequências variadas, como notamos a diferença que faz a escolha que tomamos. Somos agentes e podemos e devemosfazer nossa parte, tanto em coisas aparentemente banais, como exigir produtos de qualidade, que tenham como base de produção respeito e consciência, quanto em questões maiores.

    Anúzia Gabrielle Cavalcante Brígido

    ResponderExcluir
  11. Este vídeo nos mostra a realidade de consumo na qual o ser humano conseguiu chegar pela sua "necessidade", sendo estimulada pelo desejo de TER e não pelo SER. Essa necessidade vem sendo perpassada desde a Revolução Industrial, na qual os meios de produção são feitos em grande escala para sua compra e destruição. O capitalismo faz isso tão perfeito que não percebemos que o mundo esta sendo destruído só pelo capricho de alguns...
    Quando entramos em discussão sobre as formas de preservação ou reutilização das matérias primas somos taxados de visionários ou eco-xiitas. Duas questões interessantes se apresentam: os ricos querem saber se compram, não querem saber de onde vem ou como vem. Já os pobres vão pensar em ecologia ou vão pensar se tem o que comer hoje? São dois tipos de necessidades distintas que esbarram no mesmo problema NECESSIDADE, na qual o capitalista com suas artimanhas e marketing suprem elas...mas tenho certeza que pagaremos juntos essa conta.

    ResponderExcluir
  12. História das coisas e como a sociedade se transformou no que somos hoje,uma sociedade consumista onde o que é importante é comprar, comprar sem necessidade.A falta de consciência, até mesmo a omissão.Algo de muita importância é dito: Nós criamos tudo isto!

    ResponderExcluir
  13. O vídeo retrata as contradições do modo de produção do sistema capitalista, evidenciando que o mesmo se apoia na exploração do trabalho humano e que através da propaganda e de outros mecanismos, como a fabricação de produtos "descartávies", o capitalismo conseguiu transformar o homem em mero consumidor, onde seu valor é dado pelo seu consumo. Desse modo, a perda da consciência crítica reflete desastrosamente na incapacidade do homem de utilizar os recursos naturais de forma sustentável, levando a destruição do planeta.

    ResponderExcluir
  14. O vídeo fala de vários problemas, mas o problema do consumo desenfreado é o mais detestável, nesse sistema linear que vivemos, o homem, esse ser social e consumista desaprendeu a importância da natureza na sua vida, todo nosso trajeto histórico ao meu ver, foi uma separação do homem com o meio ambiente, apesar desse planeta já andar refletindo nossa irresponsabilidade, muito pouco se faz perante um possível futuro de calamidades. A falta de trato com o próprio planeta é conseguente da sociedade, que é apenas um maquina de compras cega, que vive mais de prazeres e menos de responsabilidade sustentáveis, bombardeando o homem com produtos, criando um cotidiano frenético, onde este ser moderno não tem tempo de avaliar sua vida e nem se importar com que realmente importa.

    Bruno Rodrigues da Costa

    ResponderExcluir
  15. O vídeo mostra grande preocupação com a questão ambiental, fazendo um link entre essa temática as questões sociais e econômicas. A falta de consciência em relação aos efeitos negativos do capitalismo, ao consumo desenfreado, tem gerado péssimas consequências na sociedade como um todo. Não somos somente nós que reclamamos por providências, é o planeta. O homem, com sua prepotência, sua certeza de que tudo deve girar em torno dele mesmo, provoca grandes danos. Precisamos pensar no desenvolvimento em sua completude, onde todos possam usufruir racionalmente. Temos que lembrar, também, que esse usufruto precisa estar em constante equilíbrio com o meio ambiente.Ainda há muito o caminhar para que as pessoas, pelo menos, comecem a pensar no desenvolvimento dessa forma.

    Raynna Urbano Benevides - Filosofia/Noite

    ResponderExcluir
  16. O vídeo desvela de forma bastante inteligente e objetiva o quão equivocado é o atual sistema econômico. Partindo da análise do sistema linear da economia dos materiais (extração, produção, distribuição, consumo e descarte), traz a luz a deterioração de nossos recursos naturais, a diminuição e destruição das pessoas, quer seja do aspecto do comprometimento da saúde - quer seja da necessidade em conseguir trabalhos degradantes nas fábricas poluentes para o mínimo sustento. Mostra claramente que nosso ritmo de consumo é inviável e desnecessário, ao criarmos necessidades inventadas, as quais realmente não possuímos, nem precisamos, o que aumenta absurdamente a produção de lixo, caracterizando a nossa total perca de noção de consumo e do valor das coisas, empurrados por uma mídia comprometida com o consumo cego, a qualquer custo. Diagnostica que as pessoas estão cada vez mais infelizes, sem tempo e impelidas a consumir desenfreadamente, num ciclo vicioso, patrocinado pelas corporações e muito mal mediada pelos governos, que perderam a referência dos seus papéis. Enfim, o vídeo coloca o dedo na ferida e expõe o equivoco geral no que estamos inseridos.

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do video, é bem dinamico, interativo e de facil compreensão. Ele resume bem os impactos causados pelo consumo desenfreado na sociedade e no meio ambienete, além de esclarecer como todo esse sistema capitalista funciona. Dentro desse contexto podemos observar outros sub-temas como: A poluição ambiental, a exploração dos trabalhadores, a descartabilidade dos produtos, a alienação proporcionada pela midia, as toxinas cridas e liberadas pelo homem, a sustentabilidade e varias outros. Enfim, um video esclarecedor que tenta mostrar de forma simples como as coisas realmente são e mostrando um caráter educativo propõe soluções.

    ResponderExcluir
  18. "Quando nascemos fomos programados
    A receber o que vocês nos empurraram
    Com os enlatados dos U.S.A de nove às seis.
    Desde pequenos nós comemos lixo
    Comercial e industrial
    Mas agora chegou nossa vez
    Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês..."
    Saudades BSB!!!

    Estamos caminhando para o abismo e o colapso do ser humano. O ser humano, na sociedade de consumo se configura como agente da sua própria destruição. A universalidade do capitalismos se ramifica em um elo de miséria e opressão, principalmente da classe trabalhadora; que sofre em um sistema que não se importa com as pessoas e sim, na sua relação com a aquisição dos bens materiais descartáveis, produzidos por esse sistema excludente e irracional.
    Não precisamos pensar, não precisamos entender, não precisamos questionar, não precisamos SONHAR... Precisamos sim, na lógica do capital; trabalhar e consumir, sempre! Pois, o "trabalho liberta", sofrimento e falta de esperança fazem parte desse mesmo processo. Precisamos de conhecimento e liberdade para pensar e agir; sabemos que não é tarefa fácil, por isso, bucar a informação é o melhor caminho, sempre!
    Wesley da Silva Martins

    ResponderExcluir
  19. Correção: buscar a informação é o melhor caminho, sempre!
    Wesley S. Martins
    Filosofia - Noite

    ResponderExcluir
  20. Larissa Nelane - Noite

    O vídeo é bem objetivo.
    Ele relata uma realidade defeituosa que só tende a piorar com o passar do tempo. Vemos o sistema falho de produção e consumo onde muito se produz e pouco do que é realmente produzido é de fato consumido e o que é consumido foi estrategicamente feito pra ter uma vida útil muito curta, justamente para que aja uma necessidade de maior consumo. O vídeo também relata a relação das pessoas no meio dessa produção e consumo. O que preço da mercadoria não é aquilo que pagamos na loja, chega a ser muito inferior ao que ela realmente vale! Recursos naturais são tirados e não são repostos, locais que antes serviram de sustento pra pessoas agora são descampados e essas mesmas pessoas que perderam seu sustento vão trabalhar em fabricas ganhando o minimo possível e tendo a maioria de seus direitos negados.
    No fim do vídeo a apresentadora mostra "uma luz no fim do túnel" falando de energias mais limpas e de uma economia sustentável que felizmente é uma ideia que esta sendo posta em pratica, não da forma como ela deve ser realmente implantada, as já é uma realidade.

    ResponderExcluir
  21. Sendo a Filosofia uma ciência que tenta explicar todas as coisas, fica sendo indispensável o estudo da disciplina de Economia Polítíca exposta no âmbito filosófico.

    Ana Paula

    ResponderExcluir